Morreu Simeon Coxe, fundador dos seminais Silver Apples

| Setembro 9, 2020 11:54 am





Simeon Coxe, co-fundador dos seminais Silver Apples, faleceu na última terça-feira, dia 8 de setembro, no Alabama, Estados Unidos da América. Na causa da morte estão problemas relacionados com uma doença pulmonar progressiva. Tinha 82 anos.


Nasceu em Knoxville, no Tennessee, em 1938 e fundou o grupo de eletrónica experimental Silver Apples com Danny Taylor no final dos anos 60, depois de uma curta incursão pela The Overland Stage Electric Band. O álbum de estreia, homónimo, chegou em junho de 1968 pela americana Kapp, onde estabeleceu a sua configuração pioneira de sintetizadores composta por nove osciladores de áudio e 96 controladores manuais. Montados em parte a partir de equipamentos descartados da segunda guerra mundial, Coxe veio a apelidar o aparelho de “Simeon”.

O lançamento de Contact, um ano depois, valeu-lhes um processo processo judicial da companhia aérea Pan Am (a capa mostra a dupla na cabine de uma nave Pan Am repleta de parafernália e drogas). O disco acabou por ser retirado do mercado e a dupla cessou atividade, retomando o projeto em 1996 sob nova formação. Danny Taylor juntou-se novamente ao grupo em 1998 e, nesse mesmo ano, lançaram o álbum The Garden, composto por material arquivado dos anos 1970. O seu último álbum, Clinging to a Dream, foi lançado em 2016 e contemplou duas apresentações em Portugal, em Lisboa e Braga, no ano seguinte.






FacebookTwitter