Festival Semibreve acontece este fim de semana no Mosteiro de Tibães

| Outubro 22, 2020 5:53 pm


De 24 a 25 de outubro, o Semibreve regressa para a sua primeira edição digital, convidando os participantes a interagir virtualmente com obras e performances sonoras exclusivas especialmente encomendadas para o evento. A partir da ideia de reclusão, o SEMIBREVE 2020 apresenta “um programa pensado para ser usufruído à distância, mas sem descurar a participação da comunidade na qual se insere”. 

No ano em que assinala dez edições, o festival de música eletrónica e arte digital acontecerá online, através do site do festival, e localmente dentro dos limites do Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga. O programa será composto por peças sonoras exclusivas, mesas redondas destinadas a discutir música e arte sonora nos dias de hoje, instalações audiovisuais, transmissão de concertos ao vivo, residências artísticas e oficinas.

Jim O’RourkeTyondai BraxtonBeatriz FerreyraKeith Fullerton WhitmanJessica EkomaneAna da Silva Kara-Lis Coverdale ocuparão as salas do mosteiro com novas peças especialmente encomendadas para o efeito, disponíveis presencialmente para um número limitado de visitantes e online no site do festival entre os dias 24 e 25 de outubro. 


O programa de mesas redondas será filmado profissionalmente e transmitido na Sala do Capítulo, no mosteiro. Ao todo são quatro as conversas que juntarão David ToopJessica Ekomane e Nuno Crespo para discutir o Físico e o Virtual no âmbito da criação contemporânea; Chris WatsonMargarida Mendes e Raquel Castro sobre som e ecologia; José Moura , Mike HardingNkisi e Rui Miguel Abreu sobre a lógica editorial pós-pandemia; e Nik VoidAlain MongeauPedro Santos e Gonçalo Frota para discutir as implicações performativas da pandemia, com ênfase na música eletrónica e na arte sonora. Um número muito limitado de visitantes poderá participar das sessões no local.

O festival continuará a explorar a noção de reclusão através das residências artísticas de Pedro MaiaLaurel HaloKlara LewisNik Void e Oliver Coates. Os últimos quatro apresentarão o material resultante da residência, sem audiência, dentro dos muros do mosteiro. Essas apresentações, filmadas em parceria com o Canal180, estarão disponíveis como conteúdo transmitido ao longo do festival.  

O mosteiro apresentará também várias instalações audiovisuais, acolhendo o vencedor do Prémio EDIGMA Semibreve e os vencedores do EDIGMA Semibreve Scholar, cujas obras serão documentadas e apresentadas virtualmente.  

Os titulares de passes para a edição 2020 do Semibreve poderão transferir os seus ingressos para a edição de 2021 ou solicitar um reembolso. O acesso ao Mosteiro terá um custo de 6 euros, que será revertido inteiramente para apoiar a renovação e manutenção do mosteiro. 
FacebookTwitter