Serralves presta tributo a Maryanne Amacher

| Outubro 24, 2020 6:24 pm












De 8 a 10 de janeiro, a Biblioteca e o Auditório de Serralves, no Porto, dedicam a sua programação a Maryanne Amacher, compositora norte-americana que se destacou na criação de instalações sonoras e ambientes multimédia de grande escala. Em questão está o evento Additional Tones, uma “homenagem, partilha e contribuição para um maior e merecido entendimento e visibilidade da obra e pensamento notáveis desta artista”.  

O seu trabalho foi pioneiro em várias áreas da criação musical e artística como a espacialização sonora, os novos media, a ecologia acústica, a inteligência artificial, a psicoacústica e a fenomenologia da perceção. Estudou com Karlheinz Stockhausen e colaborou com notáveis como Merce Cunningham e John Cage, e a sua obra tem vindo a ser alvo de eventos organizados por instituições como a Tate Modern, o ICA, o Stedelijk Museum, a Bienal de São Paulo e a própria Fundação de Serralves, que recebeu a instalação sonora, visual e performativa The Sounding of Casa de Serralves: Supreme Connections, em 2002.  

O programa inclui uma conferência e sessão de escuta comentada por Amy Cimini e Bill Dietz, a interpretação a dois pianos de Petra por Marianne Schroeder e Joana Gama, e a estreia nacional de Perceptual Geographies, peça para sintetizador modular de Thomas Ankersmit.      

Os bilhetes encontram-se disponíveis em serralves.pt a custo vão dos 3€ aos 7,5€. 


PROGRAMA:

 

08 JAN


AMY CIMINI E BILL DIETZ

18h00 Seminário e Sessão de Audição 

20h00 REMOTE LINKS (Introduction) / Lançamento do livro Maryanne Amacher: Selected Writings and Interviews

 

09 JAN

11h00 SISTERS WITH TRANSISTORS de LISA ROVNER (filme em estreia nacional)

 

10 JAN

10h30 MARIANNE SCHROEDER & JOANA GAMA apresentam PETRA de Maryanne Amacher

11h00 THOMAS ANKERSMIT apresenta PERCEPTUAL GEOGRAPHIES

 

FacebookTwitter