Young Marble Giants celebram 40 anos de ‘Colossal Youth’ com reedição de luxo

| Outubro 14, 2020 10:56 pm


Colossal Youth, o único e seminal álbum dos galeses Young Marble Giants, celebrou o seu 40º aniversário em fevereiro deste ano. Para marcar a ocasião, o trio de Cardiff, juntamente com a Domino Records, anunciou uma reedição de luxo para o dia 27 de novembro.   

Young Marble Giants – Colossal Youth 40th Anniversary Edition inclui, para além do álbum original, os temas que compõem o EP Testcard, de 1981, a coleção de demos Salad Days, de 2000, o single “Final Day” e dois temas inseridos no VA Is The War Over?, compilado em 1979 pela Z Block Records. A reedição vem também com um DVD do último espetáculo do grupo no mítico Hurrah, em Nova Iorque, em 1980. Ao todo são 29 faixas que representam tudo o que os Young Marble Giants editaram nos seus curtos mas essenciais dois anos de carreira.  

Citado como um dos registos definitivos da música pós-punk (Kurt Cobain canonizou o disco na famosa lista dos seus álbuns favoritos), Colossal Youth foi gravado em apenas cinco dias, com Stuart Moxham na guitarra, Philip Moxham no baixo e Alison Statton na voz. O seu som minimalista – quase austero na dinâmica entre instrumentação e voz – teve um impacto profundo nos círculos mais independentes, influenciando legiões inteiras de músicos das mais variadas estéticas e geografias: de Sheffield a Seattle, da pop açucarada dos Belle & Sebastian à experimentação incessante dos Sonic Youth e Talking Heads.  

Young Marble Giants – Colossal Youth 40th Anniversary Edition está disponível para pré-encomenda em vinil de luxo (vinil duplo transparente, DVD, livreto de 4 páginas e livreto exclusivo de 28 páginas), vinil padrão (vinil duplo preto, DVD, livreto de 4 páginas) e CD (CD duplo, DVD, livreto de 16 páginas).  


FacebookTwitter