segunda-feira, 16 de novembro de 2020

STREAM: First - First

STREAM: First - First


Os First começam a construir um caminho bastante peculiar no novo panorama da música underground. Depois de se terem estreado em abril passado nas edições curta-duração, com o homónimo First, a dupla formada por Pieter Vochten e Jasmin Smolders volta a apostar na sua vertente fértil com uma edição longa duração que compila não só o primeiro EP de carreira, mas também quatro novas faixas inéditas. Esta é a segunda edição da banda na alçada belga sentimental records, um ano depois do seu single de estreia "Losing" ter feito parte de A sentimental Mixtape #1. Em tempos de crise no mercado a dupla não se deixou intimidar e, desde então, tem explorado com afinco um percurso musical que, embora fortemente enraizado nas sombras do estrelato, apresenta uma luz vanguardista, profundamente sedutora e desafiante.

Com um foco ativo na exploração de uma eletrónica minimal, de vertentes sombrias, onde a voz conquistadora de Jasmin Smolders emana um poder eminente, os belgas First não se deixam prender a uma fórmula de criação musical única. Evidências disso podem encontrar-se logo na audição dos temas do novo EP, como "Restless" - de ambiências orgânicas e tribais - e sucessiva passagem para "Desire" - um retrato iniciado entre os ângulos da música ambient que progride para uma eletrónica psicologicamente densa no desenvolvimento. Entre as novidades podemos encontrar ainda "Control" - um tema que mostra o incrível controlo vocal de Smolders e a sua personalidade etérea e sonhadora - e ainda "Slowly", a aportar uma eletrónica vigorosa e direcionada para impulsionar os corpos ao movimento. A edição que compila os dois EP's dos First pode agora escutar-se na íntegra abaixo.

First foi editado na passada sexta-feira (13 de novembro) em formato cassete e digital pelo selo belga sentimental records. As cópias físicas em cassete já estão esgotadas, mas a edição digital ainda pode ser adquirida aqui.


0 comentários:

Publicar um comentário