Compositor Harold Budd morre aos 84 anos

| Dezembro 8, 2020 11:45 pm


Morreu Harold Budd, compositor americano e um dos pioneiros da música ambiente. A notícia foi confirmada esta quinta-feira por Robin Guthrie, dos Cocteau Twins, no seu perfil de Facebook. As causas da morte ainda não são conhecidas. Tinha 84 anos.  

Nasceu em 1936, em Los Angeles, e demonstrou desde cedo um amor pelo jazz e pela “cultura negra que [o] libertou do estigma de não ir a lugar nenhum numa cultura sem esperança”, tendo atuado como baterista numa banda regimental ao lado do saxofonista Albert Ayler

Estudou educação musical na Universidade do Sul da California, onde começou a compôr peças minimalistas influenciadas pelos trabalhos de John Cage, Morton Feldman e Mark Rothko. A sua técnica de tocar piano, altamente atmosférica, ficou conhecido por “pedal suave” (soft pedal em inglês) e rejeitou qualquer noção de rótulos para catalogar a sua música.

Em 1978 edita The Pavilion of Dreams, o seu “nascimento como um artista sério”, contava em 2014 ao The Guardian, assinalando o início de uma proveitosa relação com o britânico Brian Eno, produtor do álbum. O par compôs Ambient 2: The Plateaux of Mirror, em 1980, continuando a série ambiental que Eno começara com o anterior Music for Airports, em 1978. O seminal The Pearl chegou quatro anos depois, em 1984, e uniu a dupla ao produtor canadiano Daniel Lanois.  

Em 1986 colabora com os históricos Cocteau Twins em The Moon and the Melodies, dando início a mais uma longa e proveitosa parceria com o músico e compositor escocês Robin Guthrie (o seu mais recente álbum em conjunto, Another Flower, saiu no passado dia 4 de dezembro). Os dois compuseram também a banda sonora para dois filmes de Gregg ArakiMysterious Skin, de 2005, e White Bird in a Blizzard, de 2014.  

Harold Budd colaborou também com Andy Partridge (XTC), John Foxx (Ultravox) e Jah Wobble (P.I.L.). Uma retrospectiva do seu trabalho, Wind in Lonely Fences 1970-2011, foi lançada em 2013.   


FacebookTwitter