sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

STREAM: Dust Devices - INTERUPT

STREAM: Dust Devices - INTERUPT

Dust Devices lançou ontem o seu primeiro LP, INTERUPT, pela label portuense MERA. Este álbum segue-se ao hipnótico Spectre Research, lançado pela editora em novembro do ano passado. Em conjunção com este anúncio, é também apresentado o videoclip da faixa "HR Sequence", com realização de shplss lançado no YouTube da editora no passado dia 30 de Novembro.

Cláudio Oliveira - a personagem por trás do projecto - tem vindo a surpreender desde a sua estreia com o introvertido Resonant Remnants. Compositor e sound designer residente no Porto, marcou o seu percurso não só pelo desenvolvimento de bandas sonoras e sonoplastia para cinema, como também pela produção artística, actuando desde a criação de instalações sonoras à participação em iniciativas de música colectivas tais como RITES, PHLP e OLEC. Inspirado tanto por influências rítmicas - do Industrial, EBM, Techno e Electro -, como por melodias e atmosferas densas - criadas com recurso à síntese granular e FM -, a própria exploração de texturas, linearidade e visuais, toma inevitavelmente um lugar de destaque.

INTERUPT é o álbum de estreia do projeto Dust Devices. Ao longo de 12 faixas, são exploradas estéticas e memórias longínquas da dancefloor, combinando-as com métodos generativos de sound design. Um projecto que nasce de um gesto futurista e com recurso a muita experimentação. A simbiose entre o orgânico e o sintético apresenta-se como a principal fundação deste álbum, oscilando entre ritmos e synths electrónicos dançáveis e paisagens sonoras densas e sensoriais. Sublinhamos a "HR Sequence", uma faixa fria que serpenteia pelo mundo quente da fúria. Inspirada na rave dos anos 90, e misturada com IDM e Soundscaping, "HR Sequence" relembra-nos a essência de Dust Devices: um símbolo místico dentro da música eletrónica.

INTERUPT já se encontra disponível para audição e também para compra no Bandcamp da MERA.

0 comentários:

Publicar um comentário