STREAM: The Golden Age Of Steam – Tomato Brain

| Dezembro 5, 2020 5:44 pm


Após os aclamados discos Raspberry Tongue (Babel, 2009) e Welcome To Bat Country (Basho, 2012), The Golden Age Of Steam estão de regresso com uma nova edição oito anos depois. Liderados por James Allsopp, saxofonista e compositor bastante premiado que integra a formação de diversos grupos, como o coletivo que domina o ruído Sly & The Family Drone e o trio vanguardista Snack Family, os The Golden Age Of Steam apresentaram ontem o seu terceiro registo de estúdio, Tomato Brain

Tomato Brain representa uma mudança radical na direção do conjunto. Composto por uma peça principal de 31 minutos divida em 6 movimentos distintos, o disco foi gravado ao vivo em apenas um take, contando com o contributo de virtuosos músicos britânicos, onde se inserem Kit Downes nos teclados, artista que faz parte da família ECM e já esteve nomeado aos Mercury Prize,  Ruth Goller (Melt Yourself A) no baixo, o produtor Alex Bonney (Leverton Fox) na componente eletrónica e o premiado prodígio da bateria, Tim Giles. Allsopp é o elemento que une as sonoridades e estabelece apenas o esboço mais básico de uma composição em que a música assume a sua própria forma, ambiente, cor e direção em tempo real. 

Em Tomato Brain, o ouvinte percorre espaços bem particulares como laboratórios sonoros fantasmagóricos, oficinas radiofónias abandonadas, galerias de arte dos anos 70, viagem essa marcada por sinais eletrónicos que muito se assemelham aos bips do código Morse que abrem o álbum Sextant (1973) de Herbie Hancock. Em suma, este novo trabalho dos The Golden Age Of Steam assume-se como uma experiência etérea que vagueia pelos meandros do jazz vanguardista de tonalidades excêntricas.

Tomato Brain foi editado em formato CD e digital com o selo da Limited Noise. A capa do disco ficou a cargo de Callum Buckland. Podem ouvi-lo na íntegra em baixo.

FacebookTwitter