sábado, 26 de dezembro de 2020
STREAM: Mind Orchestra - "You Flourish Before You Die"
quarta-feira, 23 de dezembro de 2020
Agora é oficial. "Whole Lotta Red" anunciado para dia 25 de dezembro
Depois do sucesso de Die Lit em 2018, pouco se sabe ainda sobre este segundo álbum de Carti. Especula-se que Kanye West e Mathew Williams da Givenchy serão os produtores executivos de Whole Lotta Red, de acordo com o leak de DJ Akademiks, que também acertou no dia de lançamento deste álbum num tweet de há duas semanas. O mais perto que temos de ter um avanço oficial a WLR está no instagram de Playboi Carti, numa suposta música com participação de Kanye West, que podem ver abaixo.
Além disto, Playboi Carti também deu a entender que Travis Scott vai participar numa faixa de Whole Lotta Red. Todo o álbum está envolto em mistério, com informações (como esta última) a terem de ser decifradas na conta de Twitter do Carti.
Resta a nós esperar até o dia de Natal para finalmente abrirmos esta 'prenda'.
[Review] Babe, Terror - Horizogon
Considerado pelo jornal inglês The Guardian como o Global Album Of The Month do mês de setembro, Horizogon apresenta-se ao mundo como o décimo primeiro registo de Claudio Szynkier. Este artista, oriundo de São Paulo, dá forma ao projeto de eletrónica experimental e hauntológica Babe, Terror.
Com uma carreira iniciada em 2008, Babe, Terror lançou o seu disco de estreia no ano seguinte - Weekend - trabalho que é descrito nas tags de bandcamp como “Wrong Dance Music”. Por esta altura, o método de composição de Babe, Terror baseava-se em criar com a sua voz refrões melódicos e a partir daí modelar e gerar repetições numa toada distorcida, de forma a tornar irreconhecível a melodia original. Com o avançar dos anos, o artista foi ampliando os seus métodos de criação e começou a ensaiar com linhas mais complexas, que surgiram de descobertas e experiências com a decomposição de formas originais - Szynkier passou a compor com outros elementos sonoros além da voz, recorrendo ao piano e a técnicas de sampling de diferentes fontes.
O registo seguinte de Babe, Terror, intitulado Knights, saiu em 2012 com o selo da Phantasy - editora fundada por Erol Alkan que tem no seu catálogo edições de Daniel Avery, Connan Mockasin - e invocou sonoridades características do clubbing, tal como o IDM, o ambient techno e a house mais lo-fi. O ano de 2013 trouxe College Clash, um dos registos menos conseguidos do artista onde sonorizou uma homenagem ao basquetebol universitário e a todo um conjunto de atividade de caráter estudantil numa versão bem sinistra. Ancient M'ocean veio consolidar a aposta nas texturas mais dançáveis e surreais por parte de Babe, Terror, aproximando-se dos territórios de GAS e Boards of Canada. Editado em 2017 novamente com o selo da Phantasy, este disco levou aproximadamente quatro anos a ser composto, fazendo-se acompanhar por uma banda desenhada conceptualizada pelo próprio e realizada por Michael Crook, a qual tão bem retrata a submersão e o sentimento cinemático por detrás do disco.
Aindo no ano de 2017 surgiu talvez a oportunidade mais inesperada para o artista. A pedido dos Ride, uma das bandas mais icónicas do shoegaze, Babe, Terror reimaginou o tema “Home is a Feeling”, retirado de Weather Diaries (2017). O resultado foi “A Creamy Crambled Suite For a Ride”, peça de 25 minutos que pode ser encontrada na versão japonesa do disco e também no álbum de remisturas Waking Up In Another Town (2018), na companhia de nomes como Mogwai, Jefre Cantu-Ledesma e Oren Ambarchi. Com o selo da editora de Los Angeles Glue Moon, o ano de 2018 trouxe consigo Fadechase Marathon, disco que foi eleito um dos melhores registos eletrónicos para o Bandcamp nesse mesmo ano e que apresenta uma atmosfera campestre e noturna, mais acolhedora para o ouvinte que em registos anteriores.
Falta de ambição é algo que não podemos apontar à carreira de Babe, Terror, e Horizogon é a prova viva disso. No ano de 2019, Claudio Szynkier dedicou-se ainda mais à experimentação, aliando os habituais elementos eletrónicos a instrumentos normalmente associados ao jazz e a arranjos orquestrais desenhados pelo próprio, os quais conferem um cariz cinemático às suas composições. Com essa experimentação na mente, o produtor vagueou pelas partes mais deterioradas, vivas e brilhantes de São Paulo ao amanhecer e daí resultou o trabalho mais ambicioso que Babe, Terror já produziu até à data, segundo o próprio artista e o autor desta crítica. Inicialmente composto com o objetivo de sonorizar uma cidade de São Paulo a viver um apocalipse calmo e utópico, uma forma catártica de Szynkier “sobreviver” ao apocalipse interno que estava a atravessar, Horizogon revelou-se como a materialização de um sonho bem estranho. Apesar de ter sido elaborado inteiramente em 2019, este disco é dotado de um carater profético e premonitório, feito para se ouvir num ano pandémico como este, em cidades completamente paralisadas e desertas, repletas de harmonias sublimes e invisíveis, algo que julgávamos ser impossível. Essa qualidade longínqua e eremítica de Horizogon muito se deve a uma antiga doença auto-imune de Szynkier, que afeta a sua audição e o obrigou a estar confinado no seu apartamento, realidade que agora nos é bastante familiar. Este impedimento clínico leva a que a produção e a composição por parte de Babe, Terror seja refém dos momentos em que a sua saúde se apresenta em melhores condições, representando uma total incógnita no que diz respeito a registos futuros.
Horizogon é constituído por seis longas faixas que se estendem para lá dos oito minutos de duração e vagueiam pela dark ambient e drone music, ornamentados de elementos do free jazz. “Scalar Velodromeda” é o tema que dá o pontapé de saída ao disco numa toada taciturna, comandada pelo piano e pelo coro de vozes distorcidas e assombrosas, ocasionalmente interpelados pelos ritmos errantes do contrabaixo. O segundo tema “Alcalis” vem dar seguimento à atmosfera lamentosa e críptica, mas de um modo mais sintético. O otimismo e a nostalgia marcam também presença em Horizogon, principalmente na terceira faixa “Horizogon Squadra”, onde reina o sentimento cinemático e jazzístico protagonizado pela combinação suave do piano, contrabaixo e saxofone. “Estuário Transurânia” apresenta-se como a melhor faixa do registo, com alguns laivos da eletrónica progressiva de Oneohtrix Point Never a pontilharem as camadas sintéticas. A obra de William Basinski é uma clara influência nos registos de Babe, Terror, e é na faixa “Salina Lúmen” que essa influência desorientadora da tape music é bem notória. Percorrendo a mesma onda distópica, “Horizogon Catalase” encerra o disco com uma mensagem confiante e esperançosa.
Aliado à vertente sonora, Horizogon assume-se também como um projeto multimédia. Lançado a 4 de dezembro, o filme Os Pólos ("The Poles") foi realizado pelo próprio produtor e por Cauê Dias Baptista, retratando o estado de solidão em que a cidade de São Paulo se encontrava nos primeiros dias da pandemia. As seis músicas que fazem parte de Horizogon ganham aqui uma nova roupagem visual imersiva, intensificando a sua matriz cinemática.
Além de refletir intensivamente sobre a situação sombria que estamos a viver, Horizogon é também um trabalho que se alimenta e inspira na situação de desespero e a ansiedade provocada pelo atual regime político autoritário que vigora no Brazil. Pelas palavras do artista, este disco “sintetiza tudo o que somos e o que passamos agora como um coletivo, como uma cultura de nação mestiça. É, portanto, um trabalho muito forte e dramático para mim, pessoalmente. É um registro de dor, revolução e reinvenção do Brasil pela arte. Ou seja, tudo o que sentimos e precisamos agora”.
Horizogon foi o disco que todos nós mais escutámos este ano, apesar de não o sabermos identificar. Ouvimo-lo no dia-a-dia, quando estamos perante a ameaça de um novo vírus que veio rasgar a normalidade a que estávamos habituados, que veio questionar a nossa saúde mental e o bom senso das populações e governantes, reformulando em grande parte o nosso modo de sociabilizar e sentir.
Editado a 15 de setembro em nome próprio apenas em formato digital, Horizogon terá direito no futuro a uma edição física com o selo da Glue Moon. Podem escutá-lo em baixo.
STREAM: Midnight Ambassor - Fragile Igloo
Lançado no passado dia 20 de novembro, Fragile Igloo é o mais recente EP de André Graça, mais conhecido por Midnight Ambassor. O músico português, que estudou diversos instrumentos em Beja, mudou-se posteriormente para o Reino Unido, onde continuou os seus estudos musicais e desenvolveu a sonoridade deste seu projeto a solo. Influenciado por artistas como Childish Gambino, Glass Animals e Alt-J, procura juntar uma musicalidade sofisticada a uma destreza lírica e grande atenção a ritmos e batidas.
Fragile Igloo conta a história da sua difícil mudança para Londres, abordando temas como o amor, a saúde mental e os trabalhos precários que o músico teve para sustentar o seu sonho.
O EP pode ser ouvido em diversas plataformas de streaming e está à venda em formato digital no Bandcamp. Ouçam-no aqui:
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
DARKSIDE estão de volta com novo disco
![]() | |
© Jed DeMoss |
Muitos são aqueles que se arrependem de terem trocado DARKSIDE pelos Mogwai no NOS Primavera Sound de 2014. Afinal de contas o conjunto escocês que se consolidou como um dos nomes mais fortes do pós-rock já regressou ao nosso país pelo menos umas três vezes, ao passo que a dupla formada por Dave Harrington e Nicolas Jaar entrou em hiato no final desse mesmo ano
A parte positiva dos arrependimento é que estes nem sempre são definitivos e o anúncio de um novo disco dos DARKSIDE pode servir como emenda (e uma possível tour de apresentação, quando isto tudo acalmar). O duo recomeçou a compor discretamente por volta de 2018, tendo finalizado as gravações já no final de 2019. Intitulado Spiral, este novo trabalho dos DARKSIDE tem data de edição prevista para a primavera de 2021, com o selo da Matador Records, e vem suceder o aclamado disco de 2014, Psychic, um verdadeira ode à música de dança minimal e hipnótica.
"Liberty Bell" é o primeiro avanço de Spiral e pode ser escutado em baixo.
Vlimmer encerra o projeto de 18 EP's com XIIIIIIII
STREAM: N X P T N E - Quantumnaut
O festival Independencia Sónica acontece online a 26 de dezembro