Os Vertigem: banda portuguesa de “cabeça leve” num “mundo quadrado”

| Janeiro 28, 2021 4:09 pm

Estrearam-se no final de 2020 com o EP Cabeça Leve, Mundo Quadrado, como prémio do concurso III Mostra de Bandas. Diretamente do Montijo, Os Vertigem são uma banda portuguesa nascida em 2017 da “vontade de criar música original em português com um caráter interventivo e versátil”.

A combinar “sonoridades da música portuguesa, com indie e jazz” numa poção mágica, Os Vertigem deixam reflexões assentes no quotidiano, abordando a tecnologia, a guerra e o amor neste curta-duração. Pelo caminho, querem levar o público a “embarcar num mundo de histórias relacionadas com a sociedade”.

Dessa premissa, nascem as “Chamas” do primeiro single. E é na floresta que o grupo canta a trágedia dos fogos de 2017, abrindo palco para a esperança.

Assumindo a missão de eternizar “a herança da música popular portuguesa e os sons do mundo” nas suas composições, no ritual da banda ecoa a voz e composição de Ana Lua Caiano. Junta-se o piano e a melódica de Inês Proençano a elevar o legado da música nacional, numa atmosfera embalada pelo contrabaixo de Artur Morais e a bateria e percussão de Aliu Baió.

A vertigem d’Os Vertigem já está à tua espera nas habituais plataformas de streaming.

Texto: Carina Fernandes
FacebookTwitter