quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Odete na lista de artistas de 2021 da plataforma SHAPE

@Filipa Machado

A plataforma de apoio à cultura e artes audiovisuais SHAPE anunciou a lista de artistas para 2021. Entre os 48 artistas selecionados encontra-se Odete, produtora, DJ e artista multidisciplinar cujo álbum de estreia, Amarração, integrou a lista de melhores lançamentos de 2019 para a nossa redação.

Odete é assim a terceira artista portuguesa a integrar o cobiçado galardão, que incluiu IVVVO e Violet em edições anteriores. Entre as restantes nomeações destacam-se caras conhecidas do público português como Nazar, Kali Malone e Shapednoise, que já atuaram em Portugal em várias ocasiões. A italiana Valentina Magaletti, que integra projetos como Tomaga, Vanishing Twin ou CZN, que divide com o português João Pais Filipe, também foi selecionada.

Co-financiada pelo programa Europa Criativa da União Europeia, a plataforma SHAPE (Som, Arte Heterogenea e Performance na Europa) reúne 16 organizações europeias sem fins lucrativos ativas na rede ICAS - International Cities of Advanced Sound que visam apoiar, promover e intercambiar músicos emergentes e artistas interdisciplinares com interesse na área do som. Existente há sete anos, esta plataforma seleciona anualmente 48 músicos e artistas de diferentes quadrantes para participar em programas de residências, workshops e palestras em festivais e eventos especializados como o polaco Unsound ou o berlinense CTM.

No ano passado, Odete venceu a primeira edição do prémio RExFORM - Projeto Internacional de Performance, criado em parceria pelo Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) e a BoCA - Bienal de Arte Contemporânea.



0 comentários:

Publicar um comentário