Berga Malhas edita segunda compilação

| Março 5, 2021 12:50 am

A segunda compilação da Berga Malhas, braço-editorial do Colectivo Bergado, já aterrou no Bandcamp. Berga Malhas Vol.II foi criada e produzida durante o segundo confinamento, “no desconforto das suas respectivas habitações”, e reúne nove canções compostas e gravadas por cada um dos elementos do coletivo.

Neste lançamento, que sucede a compilação inaugural da editora, os seus intervenientes estiveram “em completo estado de obscuridade, em isolamento criativo e sanitário”, explicam em comunicado. “As trocas e partilhas de sonoridades, faixas ou trechos, durante o processo, eram proibidas, sendo a moldura penal enquadrada entre 20 e os 27 anos de prisão sem condicional”. Francisco OliveiraFidelCastroCompanhiadeSamba e Al Perere são alguns artistas incluídos neste trabalho.

Fundado em 2016, o Colectivo Bergado desenvolve, no contexto da cidade do Porto, uma intensa atividade em articulação com a música e as artes plásticas. Os seus elementos preocupam-se com a “transversalidade multidisciplinar, desmantelando barreiras que, tantas vezes, condicionam a liberdade da criação e prática artística e limitam possibilidades ao discurso e à capacidade interpelativa das ideias”. Nesse sentido, o grupo criou a Berga Malhas, editora online “que congrega o reportório dos membros do colectivo num espólio ecléctico, como consequência da sua visão idiossincrática”. 

Berga Malhas Vol.II estreou esta madrugada e encontra-se disponível no Bandcamp para escuta e compra consciente. A capa é de Marta da Silva.


FacebookTwitter