domingo, 7 de março de 2021

Disintegration Loops: William Basinski em destaque em novo documentário


William Basinski é o tema de um novo documentário. Realizado por David Wexler, Disintegration Loops foca-se na seminal tetralogia que o compositor nova-iorquino lançou entre 2002 e 2003, e será exibido no festival SXSW a 16 de março.

Dividido em quatro volumes de gravações ambientais, The Disintegration Loops foi feito a partir de loops de fita em avançado estado de decomposição. A coleção foi criada em torno das ocorrências do 11 de Setembro de 2001 e é considerada por muitos uma obra-prima da música ambiental. Neste documentário, feito durante a pandemia de 2020, Basinski analisa o legado das suas peças em jeito de antecipação do vigésimo aniversário do atentado terrorista ao World Trade Center.

O último álbum de Basinski, Lamentations, saiu em 2020 e foi criado a partir de mais de quatro décadas de arquivos de aúdio pessoais. Nesse mesmo ano, o músico juntou-se a Preston Wendel para um álbum colaborativo enquanto Sparkle Division.

O festival SXSW, ou, por extenso, South by Southwest, regressa este mês com um alinhamento totalmente virtual. Entre os destaques da programação está também o documentário Alone Together, de Charli XCX, que estreia a 19 de março.


0 comentários:

Publicar um comentário