Herbáceas é o novo disco de Opus Pistorum

| Março 12, 2021 2:47 am

Chegou no passado dia 8 de março o mais recente esforço de Opus Pistorum, produtor oriundo do Barreiro. Herbáceas, é assim o título do quinto lançamento do artista, o qual conta já na sua obra com dois EPs e dois álbuns, todos com o selo da Linha Amarela- Produções, label fundada pelo próprio

Gravado na primeira metade de 2020, recorrendo a uma filosofia francamente DIY, com um teclado Casio, field recordings e plugins gratuitos, Herbáceas reúne oito temas, que nos transportam pelo lado mais sedativo e reflexivo da música ambiente, e “exploram a ligação com a natureza e com os organismos vegetais, como ponto de partida para uma reconfiguração revolucionária das relações sociais”, como explica o músico. Cada tema deste disco, com excepção de “Seara” e “Cousteau’s Theme”, está associado a uma planta autóctone em solo português. 

Além de retratar o lado verde do mundo em que vivemos, Herbáceas tem também como pano de fundo o elogio à condição do ser humano, que se tem unido para enfrentar a crise social resultante da epidemia de COVID-19.

“Seara” foi o primeiro tema extraído de Herbáceas, exibindo-se como uma cascata sonora embebida em tons sintéticos, adornada pelo saudosismo da guitarra de João Pedroso. Outras faixas merecedoras de destaque neste disco são “Arenaria Montana”, com os seus ritmos de microhouse, e “Cousteau’s Theme”, faixa mergulhada na sonoridade da tambura, instrumento indiano.

Herbáceas está já disponível em formato físico (CD) e digital, através do bandcamp da Linha Amarela- Produções. Podem escutá-lo aqui:

FacebookTwitter