STREAM: Petrolio – Club Atletico

| Março 9, 2021 9:14 pm
STREAM - Petrolio - Club Atletico


A eletrónica de ambiências drone e clima ambient é visitada em pleno no novo curta-duração de Petrolio, projeto experimental a solo de Enrico Cerrato (InfectionCodeGabbiainferno, Moksa) cuja génese remonta a 2015. O novo trabalho vem dar sucessão a EL MUNDO CERRADO 03 2020 e é o resultado de uma pesquisa íntima do artista no campo do encarceramento. Inspirado nos filmes de Marco Bechis sobre a ditadura argentina, Club Atletico traduz a tragédia da Guerra Suja para a perspetiva sonora. O curta-duração vai buscar o nome a um dos centros de detenção estabelecidos pelo regime ditatorial argentino para torturar dissidentes políticos e mostra no seu ambiente sonoro toda a miscelânea de emoções negativas advindas do supracitado regime político.
Anunciado no início do mês de fevereiro, foi apenas no dia 22 que chegou às plataformas o primeiro single de avanço, “El Silencio”. A faixa 100% instrumental (à semelhança das outras três faixas que integram o alinhamento do disco) colocava o ouvinte num pano de som bruto construído entre camadas de desenvolvimento lento e repetição. Essa técnica voltaria a denotar-se na audição integral de Club Atletico desde a psicologicamente densa “Agua Y Terra” – tema que inicia o EP – à moribunda “2403” que nos coloca perante um cenário de profundo vazio existencial nos minutos finais do EP. Club Atletico é um disco imune de voz, ainda assim rico em mensagens. Destaque maior para “Y Nadie Queria Saber”, talvez a faixa com maior vigor, definitivamente a mais imersiva. A acompanhar o trabalho sonoro, menção ainda para o trabalho artístico assinado por Cristiano Baricelli que representa visualmente os horizontes que o som alcança.


Club Atletico foi editado na passada sexta-feira (5 de março) em formato digital pelo selo Depths Records. Podem fazer comprar o disco aqui.


FacebookTwitter