sexta-feira, 23 de abril de 2021

Aune lança novo single "Self-conscious"

Auto-retrato de Aune


Foi enquanto procurava um novo rumo, "no meio do pior episódio depressivo da sua vida", que Aune decidiu candidatar-se a uma licenciatura em Composição e Produção Musical, em Hatfield, no Reino Unido, pode ler-se em nota enviada às redações. Passados quase três anos, depois de "Dangerous", vem "Self-conscious", lançado esta sexta-feira e já disponível no Youtube.

Ambos os singles foram ideias que "surgiram de repente" e compôs na guitarra, conta a cantora-compositora em declarações à Threshold Magazine. "No que toca à produção, a 'Dangerous' foi uma experiência, um projeto de quarentena do qual acabei por gostar bastante", explica, acrescentando que não tinha uma ideia definida para a sonoridade do tema. Por contraste, "Self-conscious" revelou-se um "processo muito mais intencional".

"Sabia perfeitamente como queria que [a faixa] acabasse por soar e por isso rapidamente me apercebi que precisava de mais tempo e dedicação da parte", refere. Aquilo que começou por ser "uma pequena ideia" que teve enquanto punha roupa a lavar no seu primeiro ano de universidade, é agora uma "perspetiva bem humorada" da luta com a ansiedade e o perfecionismo.

Com "Self-conscious", Aune quer oferecer aos ouvintes "o impulso de serotonina que todos precisamos". Natural de Mafra, chega com "especial facilidade em criar melodias que ficam no ouvido e combiná-las com letras que chegam ao coração" e guarda Taylor Swift, Lorde e Joni Mitchell como algumas das suas influências.

"Acho que isto é a resposta que todos esperam de um músico, mas, sinceramente, o que me tem ajudado nestes tempos difíceis é fazer música", confessa. "É importante que analisemos as nossas ações, a nossa vida, a nossa arte, mas nunca à custa da nossa saúde mental", ressalta a propósito da sua tendência para "fazer demasiada auto-reflexão".

Aune é o alias de Inês Pereira que, há cerca de cinco anos, dava voz às canções da banda pop-rock Plan Ahead. Pouco antes disso, depositava covers e originais avulso no seu canal de Youtube. Agora, a solo em Aune, "cimenta-se como a artista pop que sempre esteve destinada a ser". Prestes a terminar a licenciatura, não tem o descanso como plano e aponta o lançamento do seu álbum de estreia para o final deste ano.

Até lá, fica com "Self-Conscious".

0 comentários:

Publicar um comentário