STREAM: Vasco Completo – Wormhole

| Abril 15, 2021 11:38 am

Foi editado esta quinta-feira Wormhole, o álbum de estreia de Vasco Completo, pela Monster Jinx.

Pessoal e transmissível. Não há nada no Vasco Completo que não seja intenção de se expressar de uma forma que se aproxime o máximo daquilo que realmente sente. Para alguns artistas, isso é uma missão para a vida inteira; no caso do Vasco, essa é a única maneira de se fazer música: a visão parte sempre de um ângulo ultra-pessoal, exclusivamente seu, onde cada elemento se interliga para criar uma impressão digital que não dá para copiar.

Wormhole, o seu álbum de estreia, é a contemplação dessa complexa arquitectura emocional que faz dele a pessoa e o músico que é. Isto é electrónica que deve tanto a Burial ou Jon Hopkins como a Bonobo ou Croatian Amor, camadas de retalhos de sintetizadores, guitarras, drums e samples vocais que não se sobrecarregam; é mais uma questão de envolvência e de harmonia. E, por isso mesmo, nada parece estar a mais mesmo quando o caos chega a primeiro plano. “Everything in its right place”, como cantava Thom Yorke.

A sequenciação das faixas entrelaça as noções do tempo [“Forever”, “Déjà-Vu (Interlude)” e “35mm”], do espaço [“Purple Garden”], do espaço-tempo [“Wormhole”] e do espírito [“Lullaby for the Inebriate” e “Trauma”], brincando com a própria ideia de onde é que deve estar o quê. Devemos ouvir tudo seguido? Existirá uma ordem diferente? Ou não existe uma ordem sequer? Será que só fará sentido ouvir este disco a bordo de uma nave espacial? Perguntas que trarão certamente ainda mais questões para a mesa. As respostas ficam para a ciência; isto aqui é poesia.

Para grandes emoções, um conceito gigantesco e, até agora, meramente especulativo (ao contrário da carga emocional que estes sete temas carregam). Não houve atalhos para Vasco Completo chegar aqui desta forma, nem haverá caminhos curtos para se ouvir Wormhole: tudo o que está lá dentro importa; e é da matéria instrumental mais profundamente tocante que lhe saiu do pêlo. Nesta ou noutra dimensão qualquer.

FacebookTwitter