segunda-feira, 31 de maio de 2021

Bia Maria lança vídeo para "Oliveirinha da Serra II"


A artista Bia Maria lançou na passada sexta-feira o vídeo para "Oliveirinha da Serra II", uma das músicas de Tradição, o seu mais recente EP, lançado em parceria com a MPAGDP, que pretende ser uma homenagem à música portuguesa ao mesmo tempo que afirma um olhar jovem e renovado de uma mesma tradição.

O EP conta com músicas tradicionais interpretadas pela artista, que lhes dá o seu cunho pessoal envolvendo-os em frescura e originalidade, ao mesmo tempo que se mantém fiel à antiguidade, emoção e sentido das canções. Além disso, conta com excertos de gravações de vários projetos da MPAGDP, que fazem a ligação ao que a música tradicional portuguesa tem de mais especial: as histórias passadas de voz em voz ao longo do tempo.

É esta frescura e originalidade que ouvimos em "Oliveirinha da Serra II", e que agora surge materializada num vídeo que tenta representar uma antiguidade inevitavelmente ligada ao presente. A Mulher, ou as Mulheres, interpretadas pela artista, visam simbolizar o sagrado e o profano juntos na Mãe-Terra, que equilibra o mundo com a sua energia feminina. As três personagens transportam-nos para uma época já mais afastada da memória, mas que vive na voz da tradição oral que foi mantida viva diariamente através do canto popular. Assim, o vídeo coloca um olhar crítico no tipo de papéis realizado pela mulher na sociedade, olhar esse que, tal como a música, se apresenta atualizado em relação ao tradicional.

0 comentários:

Enviar um comentário