sexta-feira, 21 de maio de 2021

DJ Desisto lança novo single, "caçada rio abaixo"

DJ Desisto está de volta às edições discográficas com o lançamento do novíssimo single "caçada rio abaixo", o primeiro com o selo da problemas dos outros. O sucessor do EP Ride or Die (2020) é um daqueles registos que se propõe a criar a banda sonora de um filme que não existe. Neste caso, porém, trata-se de escrever uma banda sonora para uma cidade que existe, nunca existiu e poderia existir. Uma banda sonora para uma São Paulo pré-europeia, modelada pela Mata Atlântica sobre a qual a cidade foi construída, mas com um toque místico/sci-fi.

Neste trabalho, DJ Desisto recorreu principalmente a samplers Casio SK-1 de 1985 para compor. Mais do que uma peculiaridade ou nota de rodapé, este foi um fator determinante, já que esses samplers degradam o seu material de origem e apenas podem gravar até um segundo. DJ Desisto usou esses samplers rústicos para extrair as essências ocultas, as qualidades inabaláveis de um som que nenhuma quantidade de rearranjo pode tirar. Este modo de criação assume-se assim como uma forma de alquimia aprimorada, especificamente por causa das restrições de equipamento, criando música que não é de qualquer época e não é exatamente deste lugar.

"Caçada rio abaixo" é um single que pretende explorar o tempo e o espaço, recorrendo a canções folclóricas tradicionais, batidas industriais e faixas distantes de sintetizadores que habitam um universo próprio de bolso. É também de valor mencionar a consciência social deste registo, mostrando a sua solidarieade e empatia pelas comunidades indígenas Tupi Guarani, que têm vindo a ser expulsas dos seus territórios ao longo do último século, em nome da urbanização das cidades.

0 comentários:

Enviar um comentário