quarta-feira, 9 de junho de 2021

Acendalha lança open call para SUBBARRO - Orquestra de Instrumentos de Barro


Foi lançado o open call da Acendalha, associação cultural sediada em Paradela do Rio, Montalegre, para a constituição de uma orquestra composta por instrumentos de barro. Inspirado pelo trabalho de Hernan Vargas (México), o colectivo cultural pretende encetar um ciclo de oficinas de construção e improvisação musical que culminem com a criação de um colectivo com repertório próprio. Serão aceites candidatos com vários níveis de competência na área da cerâmica e da música, desde curiosos a profissionais. 

A primeira fase do SUBBARRO será uma oficina conduzida pelo formador Hernan Vargas, na qual serão estabelecidas as bases teóricas e práticas de construção dos instrumentos de sopro, percussão, cordas e esculturas sonoras. A partir desta oficina serão incorporados vários participantes da oficina no projecto total, sendo convidados a envolverem-se nas suas próximas fases de criação.

O ciclo de oficinas de construção e composição terão o acolhimento a Arte da Terra, uma casa/atelier/museu situada na freguesia de Paradela do Rio, concelho de Montalegre, já com longa atividade na cerâmica e promoção cultural em território rural, e mais além.

Findo o processo inicial de desenvolvimento das práticas de produção, a Acendalha desenvolverá o trabalho deste ensemble musical através de residências artísticas que explorem estratégias de criação colectiva, mediadas por um núcleo de músicos e ceramistas e culminem com uma apresentação pública do trabalho realizado. 

Os detalhes sobre o SUBBARRO podem ser consultados no formulário online no site da Acendalha e no evento de facebook dedicado. As inscrições estarão abertas até ao dia 4 de Julho.

0 comentários:

Enviar um comentário