Festival Emergente lança Open Call Super Emergentes: de 14 de Junho a 12 de Julho

| Junho 30, 2021 12:40 pm

O Festival Emergente (FE) é um festival dedicado à música emergente que se faz em Portugal com o objetivo maior de apoiar e promover a novíssima geração de músicos portugueses, abrindo-lhes uma janela de visibilidade e de confiança no futuro. Com foco no indie rock, na pop e na música eletrónica, o festival está também aberto a outras sonoridades como o hip-hop, o jazz e a música experimental e exploratória. Este ano o festival abre-se ainda a projetos espanhóis através da divulgação do concurso Super Emergentes também no país vizinho.

Em 2021, o FE terá a sua terceira edição nos dias 15 e 16 de Outubro, no Cine Teatro Capitólio. Depois do sucesso que foi a primeira edição do Open Call Super Emergentes em 2020, que contou com 50 inscrições de uma qualidade média tão elevada que se construiu todo o line up da segunda edição do festival tendo por base as bandas a concurso, este ano voltamos a abrir e a desenvolver ainda mais o conceito do concurso, que irá decorrer de 14 de Junho a 12 de Julho.

Indo mais longe nos prémios já atribuídos no ano passado de “Melhor Concerto Super Emergente” (este ano aberto a projetos portugueses e espanhóis) e “Melhor Projeto Musical Super Emergente” (só para projetos portugueses), com os prémios de uma atuação no Festival Rodellus – Braga, em 2022 e a gravação de um álbum ou EP nos estúdios do Camaleão, em Lisboa, a 3ª edição do FE tem ainda dois novos prémios, para os videoclips selecionados a partir do concurso Super Emergentes – videoclips: “Melhor Videoclip” e “Melhor Realização”, respetivamente para os projetos musicais e para os realizadores portugueses até aos 35 anos, feitos em 2021. Ambos os prémios consistirão num apoio financeiro de 500€ cada. Os vídeos deverão ser de 2020 ou 2021. Para mais informações, ler aqui o regulamento de ambos os concursos.

Assim, ao longo de dois dias subirão ao palco do Capitólio 16 bandas, sendo 8 delas selecionadas através do Open Call: 2 por votação direta do público (1 portuguesa e 1 espanhola), 3 a selecionar pelo júri (2 portuguesas e 1 espanhola) e 3 a convidar pela organização do festival (2 portuguesas e 1 espanhola). As outras 8, por convite direto da organização, serão bandas e projetos musicais menos emergentes, alguns deles já valores e talentos sólidos, recuperando a ideia de “linhagem geracional” da primeira edição (realizada em 2019 no LAV – Lisboa ao Vivo), estimulando assim o reconhecimento mútuo e dando visibilidade a esse espectro de talento geracional.

O Festival volta a ser realizado fisicamente e em Live Streaming, na plataforma Live Stage da Ticketline. A receita do Live Streaming reverterá integralmente para a União Audiovisual, como forma de apoiar aqueles sem os quais os concertos não podem existir e que também nos apoiaram o ano passado. Vamos também iniciar um ciclo de encontros e conversas sobre cultura e produção musical, sobre a música emergente em Portugal e sobre a estruturação dos percursos artísticos dos jovens músicos, tendo também em vista uma maior cooperação com Espanha.

FacebookTwitter