quarta-feira, 9 de junho de 2021

keiyaA, Jaimie Branch e Sara Serpa entre as propostas do gnration para os próximos meses

O gnration, em Braga, anunciou esta quarta-feira a programação dos próximos meses de 2021. A sétima edição do ciclo Julho é de Jazz, a nova exposição de Mark Fell e Rian Treanor e as apresentações de Rui Reininho e Gala Drop são algumas das propostas para o trimestre de julho a setembro. Em novembro, o gnration recebe a estreia de keiyaA em Portugal.

O programa de concertos arranca nos dias 8 e 9 de julho com o ciclo de concertos Julho é de Jazz, que este ano acolhe a trompetista Jaimie Branch para um espetáculo de apresentação dos dois tomos discográficos Fly Or Die, e a guitarrista americana Mary Halvorson, que dará a conhecer o trio Thumbscrew, composto por Tomas Fujiwara e Michael Formanek. Na véspera do fim de semana seguinte, a 15, o saxofonista Ricardo Toscano revisita o clássico A Love Supreme, de John Coltrane. No dia seguinte, o trompetista Luís Vicente estreia uma nova formação na companhia de John Edwards, John Dikeman e Onno Goevart. 

Antes, no dia 3 de Julho, a cantora e compositora portuguesa Sara Serpa apresenta Recognition: Music For a Silent Film, filme-concerto inserido na sétima edição do ciclo de conversas e cinema De que falamos quando falamos de racismo, antecedido por uma conversa com a artista que decorrerá em formato online a 1 de julho.

No programa expositivo, a convite do gnration e do Circuito, o artista multidisciplinar britânico Mark Fell e o produtor Rian Treanor, seu filho, apresentam Inter-Symmetry na galeria gnration. A exposição poderá ser visitada, gratuitamente, de 15 de julho a 25 de setembro, e dará a conhecer o resultado final do projeto que os dois artistas têm levado a cabo com utentes da CERCI Braga e um grupo de estudantes de artes visuais da Universidade do Minho.

Em setembro, Rui Reininho apresenta o seu próximo álbum em nome próprio, 20.000 Éguas Submarinas. Paulo Borges, Alexandre Soares , Pedro Jóia, Tiago Maia, Eduardo Lála, Ruca Rebordão, Moisés Fernandes, Daniel Salomé e Jacomina Kistemaker juntam-se ao vocalista dos GNR no dia 11 de setembro.

A 18 de setembro, o gnration estreia um novo ciclo de programação pensado para o formato online. Órbita inaugura com a colaboração artística entre o músico e compositor Sarnadas, que responde também como cantautor em Coelho Radioactivo, e a artista multidisciplinar Inês Castanheira

A encerrar o programa do próximo triemestre, a 25 de setembro, os lisboetas Gala Drop regressam ao gnration depois de terem estado em residência artística para a conceção de um novo trabalho. A banda, agora formada por Afonso Simões, Nelson Gomes e Rui Dâmaso, antecipa em palco um novo disco que porá fim a um interregno discográfico de sete anos.

Para o último trimestre do ano, no dia 28 de novembro, o gnration avança já a confirmação de keiyaA, coqueluche da nova soul americana que se estreia em Portugal com o seu aclamado disco de estreia, Forever, Ya Girl (2020).


0 comentários:

Enviar um comentário