Mapas Natureza: Música e arte para traçar novas rotas pelo interior português

| Julho 23, 2021 1:59 pm

Serão mais de 50 artistas, da música às artes plásticas, a percorrerem dez destinos naturais portugueses num programa que propõe o encontro entre a natureza, as comunidades e as artes. A ter lugar entre julho e outubro deste ano, o Mapas Natureza vai levar concertos, criação colaborativa, instalações, documentários, piqueniques, caminhadas performativas e actividades a Sicó/Alvaiázere, Serra da Estrela, Serra da Lousã, Geopark Naturtejo, Vouga-Caramulo, Serra d’Aire e Candeeiros, Malcata, Açor, Vale do Côa e Gardunha.

Com um formato concebido especificamente para se realizar ao ar-livre e cumprindo as regras de segurança determinadas pelas autoridades de saúde, o programa itinerante do Mapas Natureza irá prolongar-se por dez fins-de-semana, junto a valores de património natural e cultural classificados nos municípios integrados no projecto. Partindo das histórias dos territórios e das pessoas que nele habitam, foram criados quatro documentários (pessoas-mapas) em cada uma das localidades, que serão exibidos ao longo de projecto sempre com tradução em língua gestual. Paralelamente, será lançado um projecto de Rostografia que retrata caras e desejos dos habitantes dos territórios abrangidos. Serão ainda criadosmarcos visuais em criações que envolvem nomes como Telmo Silva,  Pedro Novo, Gustavo Ciríaco,  Beatriz Rodrigues, Colectivo Til, Patrick Hubmann, Edgar Costa e Tenório.

No campo da música, há espaço para concertos em nome próprio com nomes como B FachadaLula PenaSamuel ÚriaCatraiaTó TripsDanças OcultasDada GarbeckOmiri e Criatura, entre outros, e abrem-se palcos para cruzamentos entre grupos locais e músicos de outras paragens. Paul Johnson + Comunidade de Maçãs de Dona MariaDada Garbeck + Associação Raiz de Trinta; Cabrita + André LouroRicardo Martins + Grupo de Bombos de LavacolhosAna Bento + Associação Recreativa e Cultural de Carvalhal de VermilhasLabaq + Pedro Melo AlvesBia Maria + Filarmónica Pedroguense ou Lavoisier + Filarmónica da Bendada são algumas das somas de criação propostas pelo Mapas Natureza.

Tendo como objetivo contribuir para a dinamização da economia local e da procura turística das áreas naturais classificadas da região Centro de Portugal, o Mapas Natureza vai ainda identificar um conjunto de trilhos pedestres, a serem activados por caminhadas performativascriadas e orientadas por nomes como Carlota Lagido, Catarina Reis ou a Associação Lagarto. Apontado para o cruzamento intergeracional, o programa do evento dedicará uma atenção especial para as actividades familiares e de encontro.Piqueniques com activações do projecto Jogos do Helder e propostas para brincar em espaço natural orientadas pelos projectos Brincar na Rua, o Geopark Estrela ou os Catrapum Catrapeia são alguns dos atractivos do programa dedicado aos mais novos.

Dar eco a uma narrativa do real que, a partir da memória do indivíduo e da vida se guia pela arte, é esta a missão desta primeira edição do Mapas Natureza. Promovido pela iNature, o programa completo poderá ser consultado em mapas-natureza.pt.

FacebookTwitter