Swans, LINGUA IGNOTA e SUMAC juntam-se ao segundo fim de semana do Amplifest 2022

| Julho 15, 2021 10:40 am

São mais três os nomes anunciados para o Amplifest 2022. Swans, LINGUA IGNOTA e SUMAC juntam-se aos já anunciados Godspeed You! Black Emperor para o fim-de-semana de 13 a 15 de outubro. Recordamos que, no próximo ano, a experiência musical com sede no Hard Club desdobra-se em dois fins de semana: FDS1 entre 7 e 9 de outubro, onde se mantém grande parte do alinhamento anunciado e esgotado para este ano de 2021: AmenraCaspianCult of LunaElderHoly FawnIristJo QuailOranssi PazuzuPallbearer e Telepathy; e FDS2 entre 13 e de 15 de outubro.

A meteórica ascensão de LINGUA IGNOTA , o projecto da pianista e vocalista Kristin Hayter, tem sido imparável – tanto que já ultrapassou qualquer fronteira que possa definir o que é o underground, feito ainda mais notável se tivermos em conta a opressiva visceralidade da sua música, bem como os negros temas que aborda. Artista de formação clássica, LINGUA IGNOTA traduz o vocabulário do barroco para uma linguagem própria onde o contrapõe e justapõe a camadas de ruído, distorção, e de exorcismo dos seus demónios internos. Depois de várias digressões preenchidas por concertos completamente esgotados por todo o mundo, traz agora o seu quarto e mais recente álbum Sinner Get Ready ao palco do Amplifest, naquela que será uma das mais aguardadas estreias em Portugal.

Da verdadeira constelação de estrelas que forma os SUMAC – Aaron Turner dos Isis e Old Man Gloom, Brian Cook dos Russian Circles e Botch, e Nick Yacyshyn dos Baptists – brilha, muito mais do que os créditos individuais, a música criada pelo trio. Sem receio da livre experimentação e do mergulho na dissonância, os SUMAC não poupam também na intensidade que imprimem em cada nota de cada riff e na inventiva composição de cada um dos seus temas. Os SUMAC regressam a solo português no Amplifest 2022, para apresentar um novo álbum, bem como uma discografia que tem em obras como May You Be Held ou Love In Shadow alguns dos seus pontos mais altos.

Depois dos concertos infelizmente cancelados devido à pandemia em 2020 e 2021, os astros realinham-se: os Swans regressam finalmente a Portugal para o segundo fim-de-semana do Amplifest. Com o sucessor de leaving meaning, o disco que marcou um regresso rejuvenescido e uma reinvenção do lendário colectivo liderado por Michael Gira, já em preparação, a nova formação dos Swans fará então a sua aguardada estreia em Portugal.

Os bilhetes para a edição 2022 do Amplifest encontram-se à venda em https://amplificasom.seetickets.com/. Novidades sobre a programação serão reveladas ao longo dos próximos meses. Mais informações no site do evento.

FacebookTwitter