Echos from a liquid memory é a nova peça transdisciplinar de Carincur

| Outubro 7, 2021 2:06 am
Echos from a Liquid Memory by Carincur [ZABRA]

Echos from a liquid memory é uma peça transdisciplinar que cruza a performance, concerto e instalação audiovisual, explorando simultaneamente artes visuais, sonoras e digitais. Aqui, a composição musical e visual é levada ao limite das suas possibilidades, através da manipulação e processamento digital de sons e imagens submersos e propagados através da água. Esta ação cria um novo universo, um novo ecossistema, onde interações de matéria orgânica e não-orgânica criam alterações no ambiente, ao mesmo tempo que a realidade física e digital coexistem numa narrativa abstrata, entre uma memória líquida, desfragmentada, e a percepção de nós mesmos projectada no espaço e tempo.

Esta performance/instalação incide sobre a desfragmentação da memória, do espaço, do tempo, e consequentemente, reflete a memória volátil da existência do ser humano. Para tudo isto, foi necessária a construção de um instrumento – combinação de tanque em acrilico com hidrofones – que tornou possível a exploração de sons subaquáticos. O resultado é uma experiência imersiva onde a água remete para a liquidez da memória e, consequentemente, da identidade, e será editado pela ZABRA.

A direção artística de Echos from a liquid memory é assinada por Carincur, tal como a composição sonora e a performance. Por sua vez, João Pedro Fonseca é o responsável pelo desenho de luz, vídeo e fotografia, sendo que a instalação audiovisual está a cargo da dupla.

As apresentações estão marcadas para os dias 8 e 9 de outubro, às 19h30, na MONO, em Lisboa.

FacebookTwitter