Maria da Rocha lança ‘nolastingname’ pela Holuzam

| Novembro 23, 2021 1:16 am

Já aterrou no Bandcamp nolastingname, o mais recente trabalho da violinista e violetista portuguesa Maria da Rocha. O disco, editado na passada sexta-feira pela editora Holuzam, assinala o primeiro lançamento a solo da artista desde Beetroot and Other Stories, de 2018, e percorre, ao longo de uma única peça de 30 minutos, os caminhos desalinhados do drone, do noise e da electroacústica.

Com recurso a um violino e um sintetizador buchla, nolastingname foi gravado no Elektronmusikstudion EMS, em Estocolmo, e leva, segundo notas de lançamento, “o som dos baixos ao limite da distorção”, explorando de forma livre os diferentes significados de música industrial: do ruído concreto às texturas digitais, passando pelas derivas da música ambiental e da improvisação livre.

O disco sucede uma série de colaborações de Rocha com várias orquestras e ensembles, como a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra das Beiras e a Orquestra XXI, bem como um encontro com a compositora sueca Maria W. Horne — que passou este ano por Portugal para dois espetáculos em Braga e Lisboa — em 2015.

nolastingname assinala o quarto lançamento da Holuzam em 2021, depois de trabalhos de Clothilde, Filipe Felizardo e @c. A mistura ficou a cargo do histórico António Pinheiro da Silva e a masterização tem assinatura de Andreas Tilliander.

FacebookTwitter