Vida Portátil é o novo disco de Luciano Mello & Orchestra Falsa

| Dezembro 1, 2021 8:45 pm

Luciano Mello é um compositor, cantor, pianista e arranjador brasileiro que atualmente vive em Braga. “Um dos meus compositores prediletos”, é assim que Elza Soares, uma das mais importantes cantoras do Brasil, descreve a obra de Luciano, com quem o artista já teve a oportunidade de colaborar. Criador do conceito Orchestra Falsa, uma orquestra construída de samples de gravações antigas, que eleva a sonoridade única das suas produções, a vida de Luciano está absolutamente ligada à produção musical. Já esteve à frente de produções com o lendário compositor contemporâneo erudito Leo Masliah, Arthur de Faria, Marina Lima, Vitor Ramil (parceiro musical de Luciano Mello e de Jorge Drexler), entre outros grandes artistas.

A pandemia trouxe uma série de questões ao mundo e Luciano Mello sentiu o peso da fragilidade da vida. O isolamento, a distância do Brasil inúmeras vezes aumentada pelo fecho dos voos intercontinentais, o silêncio das ruas, a necessidade cada vez maior de se estar presente nas redes sociais, o desespero de se estar junto e presente sem se estar em nenhum lugar e estando em todos ao mesmo tempo. A vida tinha ganho uma nova dimensão, a necessidade da portabilidade nunca fora tão grande. Assim nasceu o projeto Vida Portátil.

Ao lado do artista visual Patrick Tedesco, e com auxílio da encenadora Tainah Dadda, Mello pôs-se a pensar a fundo sobre a qualidade das novas relações e sobre a dependência do homem contemporâneo da nanotecnologia. Daí resultou a performance Vida Portátil. Na impossibilidade de subirem aos palcos, armaram a cena na sala do apartamento e, isolados pela pandemia, montaram o espetáculo musical/ visual Vida Portátil – Experiência #1. A performance foi filmada ao vivo por Tedesco que, com a sua experiência em produção audiovisual, somada aos computadores eletrónicos de Luciano, resultou mum videoespetáculo contemplado pelo ACTUM – Convocatória de Projetos Artísticos da Câmara Municipal de Braga, que é agora relançado para a edição do álbum.

Vida Portátil foi editado a 19 de Novembro com o apoio do Programa de Apoio à Criação e Edição da DGArtes. “Gus Van Sant” é o segundo single deste registo e transmite a sua atmosfera post-punk.

Fotografia por Patrick Tedesco

FacebookTwitter