sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021
Blanck Mass regressa com In Ferneaux
"Almost A Mother" é o segundo avanço do novo EP de Bernardo

Novo disco dos Glaare chega em abril
pä estreiam-se pela Combustão Lenta com La Demeure Phréatique
Depois de um ano marcado pelas restrições impostas pela pandemia, a Combustão Lenta arranca 2021 com o lançamento de La Demeure Phréatique, o mais recente trabalho da dupla de Paulo da Fonseca e Filipa Campos, que responde pelo nome pä.
"Ao longo de seis meses", explica a dupla em comunicado, "gravámos, com recurso a microfones de contacto, uma bomba de água composta por seis tubos que emanam de um motor central. Cada um destes tubos emite uma frequência e um timbre específicos, e respectivas séries harmónicas em transições cíclicas irregulares".
A peça resultante – mais montagem que mistura – foca-se na "definição progressiva de natureza tonal de cada um dos componentes" e no "esbatimento espectral da função diatónica do acorde", aproximando a vibração do aparato à de um registo "que evoca o som reverberado de um aerofone".
La Demeure Phréatique sucede o anterior Melpoménē, editado de forma independente em janeiro deste ano, e assinala a estreia dos pä pela Combustão Lenta. Gravado e misturado pela dupla entre os meses de junho e novembro de 2020, em Lagoa de Óbidos, La Demeure Phréatique encontra-se disponível no Bandcamp em formato físico, limitado a 25 cópias em CD-R, e digital. A capa é de Filipa Mendes e a fotografia recebe a assinatura de Gualdino Crisóstomo.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
A Criatura cria uma viagem ultra eclética em 'Bem Bonda'
Fat Possum reedita quatro primeiros álbuns de Spiritualized
A banda britânica Spiritualized, mais propriamente Jason Pierce, vai reeditar os seus primeiros 4 registos discográficos via Fat Possum, inseridos no denominado The Spacemen Reissue Program. Esta instalação artística, curada pelo próprio J. Spacemen, promete lançar as edições definitivas de Lazer Guided Melodies (1992), Pure Phase (1995), Ladies And Gentleman We Are Floating In Space (1997) e Let It Come Down (2001), remasterizados pela Alchemy Mastering para dar o espectro auditivo completo às gravações originais e dar o tratamento físico que mereciam desde 1992.
A primeira fase deste programa irá já arrancar no dia 23 de abril, com o lançamento da edição definitiva de Lazer Guided Melodies, o álbum de estreia de Spiritualized cujo processo criativo começou logo após o fim dos Spacemen 3. Acerca desta transição de projetos, Jason Pierce disse: "Olhando agora para o último álbum, sinto que ficou aquém das expectativas para mim. Quando eu o volto a ouvir parece que alguém está a tentar encontrar o seu caminho. Existiam bastantes ideias mas não havia hipótese de as colocar todas num espaço que as fizesse funcionar. Então, houve uma enorme liberdade depois do último álbum de Spacemen 3, e quando formei Spiritualized pensei 'OK é tudo teu. Força'...".
Lazer Guided Melodies vai ser reeditado em vinil duplo preto e em vinil duplo branco de edição limitada, com a arte retrabalhada por Mark Farrow. Merchandise relacionada com os designs originais do disco vai estar disponível no próprio site da banda por tempo limitado (disponível aqui).
Marva Von Theo apresentam uma nova dose de synth pop com Afterglow
Formado em 2017 por Marva Voulgari e Theo Foinidis, o duo Marva Von Theo tem desenvolvido e apresentado um synth pop dançável e sombrio. A banda editou o seu álbum de estreia, Dream Within a Dream, em 2018, de forma independente. Em 2019, o disco teve direito a um lançamento em vinil via Shadows of Sound/Wave Records.
Amanhã, dia 26 de fevereiro, editam o seu segundo álbum, Afterglow, pela mesma editora. Enquanto este não fica disponível na sua totalidade, podem ser ouvidos os quatro singles divulgados previamente, "Love", "Forever", "Ruins" e "Embrace this Madness". O disco estará disponível para streaming e encomenda em CD ou vinil no seguinte Bandcamp:
"Running Wild Again" é o novo single de Meta

Nick Cave edita novo álbum, Carnage, de surpesa
Já chegou às platafromas digitais Carnage, o novo álbum de Nick Cave. Gravado durante o confinamento com o parceiro de longa data Warren Ellis, o LP de oito canções é o primeiro álbum de estúdio da dupla australiana, depois de anos a compôr bandas-sonoras para filmes de Andrew Dominik ou John Hillcoat. A edição física, em CD e vinil, está agendada para sair no dia 28 de maio.
De acordo com Nick Cave, Carnage é um disco "brutal mas muito belo, cravado numa catástrofe coletiva". Warren Ellis, que também desempenha funções nos Bad Seeds, acrescenta que o álbum não foi planeado e que a sua gravação obedeceu a um processo de "intensa criatividade".
O álbum foi gravado durante semanas no estúdio Soundtree, em Londres, e conta com a participação de um quarteto de cordas em “Shattered Ground”, e um coro de cinco cantores nos restantes temas. Thomas Wydler, baterista de longa data dos Bad Seeds, assina créditos em "Old Time", enquanto Luis Almau, que gravou o disco, tocou bateria e guitarra em "White Elephant".
O último álbum de Nick Cave & the Bad Seeds, Ghosteen, foi lançado em 2019. No ano passado, durante o primeiro confinamento, Cave transmitiu um concerto intimista para voz e piano. A performance foi registada no filme-concerto Idiot Prayer: Nick Cave Alone at Alexandra Palace.
A eletrónica ainda mais obscura e densa do novo disco de Kara Konchar
Kara Konchar está de volta com um novo longa-duração. O projeto liderado por Miguel Béco de Almeida, produtor portuense que antigamente respondia sob o alter ego de ATILA, apresenta agora Goth Partisan como o sucessor do frenético Dungeon Rave (Capital Decay, 2019). Neste novo trabalho o artista reúne sete temas que se canalizam “algures no cruzamento entre a música industrial e de pista”.
O lado imersivo das paisagens sonoras do registo anterior dá lugar a “composições movimentadas, mecânicas e soturnas”, que se estendem desde o dub infernal ao breakbeat marcial, atuando particularmente no domínio do transe e do visceral, um pouco ao jeito da sonoridade pós-industrial de Prurient. As batidas rítmicas e dilacerantes presentes em Goth Partisan são acompanhadas por vozes voláteis, e por uma constante batalha entre texturas sintéticas, obscuras e alucinantes.
Goth Partisan foi hoje (24 de fevereiro) editado nos formatos CD e digital pelo selo lisboeta Rotten \ Fresh. O artwork e design gráfico é da responsabilidade de Filipa Pinto Machado e do próprio Miguel Béco de Almeida. Aproveitem para escutar o disco na íntegra em baixo.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021
Sacred Bones edita álbum perdido de Alan Vega
“Em todas as suas expressões artísticas, Alan tinha a capacidade única de extrair uma mistura eclética de referências culturais e transformá-las de cabeça para baixo”, disse Lamere em comunicado. “Se lhe pedíssemos para nos dar uma citação sobre ‘Nike Soldier’, ele diria “faça-o apenas.”.
Alan Vega nasceu em Nova Iorque a 23 de junho de 1938. Iconoclasta por natureza, Vega foi cantor, compositor e agente provocador do duo synth-punk Suicide, que formou com Martin Rev em 1970. Morreu a 16 de julho de 2016, ano em que editou o seu último álbum a solo, it.
Satomimagae estreia-se pela RVNG Intl. em abril
Hanazono vai levar a artista japonesa Satomimagae ao catálogo da americana RVNG Intl. pela primeira vez. O álbum, lançado juntamente com a Gurugurubrain, está agendado para sair no próximo dia 23 de abril e traz uma mistura de folk, eletrónica e práticas vocais distribuídas ao longo de 13 faixas. O seu primeiro avanço, "Numa", já se encontra disponível nas várias plataformas de streaming.
Com base em Kanagawa, no Japão, Satomimagae escreve deliciosos tratados em homenagem ao misticismo quotidiano da natureza. Cada uma das canções que compõem Hanazono, o seu quarto longa-duração de carreira, é dedicada a um tema, objeto ou imagem diferentes, a partir dos quais elabora melodias descomplicadas feitas de textura, gravações de natureza e passagens ocasionais de guitarra elétrica, cortesia do engenheiro de som Hideki Urawa (Kikagaku Moyo, Boris) que também se encarregou da mistura de Hanazono.
A acompanhar o anúncio do álbum, disponível para compra antecipada no Bandcamp, está a estreia do vídeo que acompanha "Numa", que recebe a assinatura de Soh Ideuchi. Confiram-no em baixo.