segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Cancro editam álbum de estreia "+" e passam pelo Sabotage para apresentá-lo


Os Cancro são um trio habituado às lides musicais. A banda formada por Fabio Jevelim (Paus e Riding Pânico), José Penacho (Marvel Lima e Riding Pânico) e Tiago Lopes nasceu das cinzas das fogueiras de cantautores e veio para lhes queimar as violas, punk feito de 0's e 1's aos berros pelo ser humano em cima de guitarras sujas e chorosas.

Este projeto nascido no estúdio Haus levou à criação de um longa duração, intitulado + (mais) que será editado apenas em formato digital ainda neste mês de outubro. O disco será apresentado no próximo sábado, 19 de outubro, no Sabotage Club em Lisboa. "Plástico" é o primeiro avanço de + e pode ser ouvido em baixo.

+

segunda-feira, 24 de julho de 2017

Novas confirmações para o Indie Music Fest


O Indie Music Fest apresenta mais cinco nomes para se juntarem ao Bosque do Choupal, em Baltar, nos dias 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro de 2017. Estes são Manuel Fúria, Marvel LimaJonny Abbey, Phantom Trio e Los LuchosA estes nomes juntam-se os já anunciados Conjunto Corona, Them Flying Monkeys, Twins Transistors, Heavy Cross of Flowers, Paraguaii, The Miami Flu, Lucky Who, Moon Preachers, Killadelphia e El Señor.

Esta será a 5ª edição do festival, cujos passes gerais estão à venda por 30 euros com oferta da t-shirt do festival (limitado a 150 unidades).

+

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Quintanilha Rock regressa a 13, 14 e 15 de julho

quintanilha-rock-2017-first-breath-after-coma

É já amanha e nos próximos dia 14 e 15 de Julho que o Quintanilha Rock volta a a agitar as águas do Rio Maçãs na aldeia raiana de Quintanilha, no Nordeste Transmontano em Bragança.


O cartaz da edição deste ano conta tanto com bandas nacionais como espanholas, afirmando definitivamente o Quintanilha Rock enquanto evento ibérico. O contigenten português encabeçado pelos First Breath After Coma conta com nomes como Xinobi, Marvel Lima, The Twist Connection, ou Alek Rein. Do outro lado da fronteira chega o stoner psicadélico dos galegos Guerrera, que vêm acompanhados pelo kraut-rock dos Jupiter Lion e ainda os Melange, Zulu Zulu e Mohama Saz.

Os passes gerais para os três dias do festival custam uns simbólicos 15€ e os diários 6€. O festival dispõe de camping para portadores da pulseira do festival, gastronomia local e transporte gratuito entre Bragança e Quintanilha.

+

terça-feira, 4 de abril de 2017

Party Sleep Repeat regressa à Oliva Creative Factory a 22 de abril


O Party Sleep Repeat celebra este ano a sua 5ª edição com algumas novidades: um novo palco e a atuação de uma banda internacional emergente. 

The Legendary Tigerman, Prana, Riding PânicoToulouseThe SunflowersMarvel Lima e os madrilenos Baywaves são os nomes que a 22 de abril celebram a amizade e a vida através da cultura e solidariedade, na Oliva Creative Factory, em S. João da Madeira. A festa começa durante a tarde com Dj Adão a meter discos e dura até de madrugada com o Baile Tropicante dos DJs A Boy Named Sue e La Flama Blanca.

Considerado o Melhor Festival Indoor da Península Ibérica em 2016, o Party Sleep Repeat volta a ser reconhecido nos Iberian Festival Awards, desta vez com o prémio de Best Small Portuguese Festival.

Os bilhetes têm um preço único de 7€ e estão à venda na last2ticket. No dia do evento, a entrada aumenta para 10€ e só pode ser adquirida à porta da Oliva entre as 14h00 e as 03h30. As receitas da bilheteira revertem para o projeto “Apadrinhe Esta Ideia” da Associação de Jovens Ecos Urbanos e para projetos de investigação da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

+

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Marvel Lima apresentam álbum de estreia no Musicbox a 14 de outubro


Oriundos de Beja, os Marvel Lima vêm provar que no Alentejo também há sonoridades que merecem ser ouvidas. O quinteto que junta vozes, percussões, sintetizadores, guitarras, baixo e bateria, recria a ambiência distorcida de uma viagem temporal entre os anos originais do rock psicadélico e a música contemporânea de hoje, com um forte tempêro mediterrâneo e assumida influência latina. 

Após "Fever", o quinteto edita o seu álbum de estreia na totalidade a 14 de outubro, gravado e misturado na pontiaq studios, com selo da editora pontiaq. Composto por 9 músicas, este trabalho espelha a identidade da banda de forma coesa e cheia de dinamismo, com muito groove à mistura. 

A festa de apresentação do disco está agendada para dia 21 de Outubro, no Musicbox Lisboa.

+

[Review] Marvel Lima - Marvel Lima


Marvel Lima // pontiaq // outubro de 2016
5.6/10

A banda alentejana Marvel Lima surge com o seu primeiro álbum homónimo, que já foi apresentado em vários festivais e concertos este verão. Para os mais distraídos, lançaram previamente dois singles, “Fever” e “Mi Vida”, que nos fizeram ficar interessados e questionar o que se anda a viver para além do Tejo. Algo psicotrópico por certo, algo que levou os Marvel Lima a trazerem-nos dois singles bastante catchy, deixando todos à espera de álbum.

A espera acabou e parece que o interesse se desvaneceu. Num álbum com 9 faixas, os dois singles têm o maior destaque, sendo que apenas mais duas música parecem estar enquadradas. “Demência” e “Primavera” são as faixas que mais atenção chamam, sendo que as restantes parecem puras brincadeiras de ensaio, em que a banda se depara com muito pedal de distorção e tenta usar todos de modo a ver qual o melhor. Jams puras, se quisermos ver algo engraçado nisso, mas algo que parece ser um corpo com a cabeça, tronco e membros a desmontarem-se a cada minuto e cada faixa que passa.

É uma pena, havia expectativa, pois “Fever” tem a potência e o charme quente do Alentejo, que nos pedia um urgente refresco e nos fazia pensar que estávamos perante uma banda dos anos 70. Por outro lado, “Mi Vida” tem mesmo vida. Chegava a ser um rock cósmico com o psych bem alinhavado, tudo em ordem e harmonia.



Passando à “Demência” e o porquê de se destacar logo a seguir: rock cru, pedais bem usados, finalmente! Apesar do início calmo, somos atirados para um buraco sem fundo e encontramo-nos em queda livre, sem parar, em loop. Se todas as vezes que a distorção fosse usada como nesta faixa podíamos ser felizes para sempre com este álbum. Em “Primavera” temos uma jam bem organizada, um órgão potente que põe os restantes elementos em sentido e dá rumo à música. O back vocal encaixa, tudo perfeito, cinco estrelas. 

Muitas das faixas têm um vocal que por mim poderia ser evitado. O papel dos instrumentos nesta banda é muito grande e poderiam fazer apenas como em "Primavera", uma frase que o público pudesse entoar quando a banda parasse de tocar. Este é um álbum em que a organização é necessária, o órgão é preponderante, havendo arestas a limar. Este álbum não é um álbum perfeito, talvez não fosse o suposto. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito.

Esperemos por mais novidades dos Marvel Lima e que nos surpreendam.


Texto: Duarte Fortuna

+

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

TRC Zigur Fest anuncia últimos nomes do cartaz e ainda mais novidades


TRC ZigurFest anunciou os últimos nomes que compõe o cartaz da edição de 2016. Então as novidades de dia 1 de setembro são LeviatãCitizen:kaneRapaz ImprovisadoHomem em Catarse e Desterronics, sendo que Roundhouse Kick, Killimanjaro, Berlau & AM Ramos, Marvel Lima, Solar Corona, Fazenda e OZO ficam encarregues de atuar nos dias 2 e 3 de setembro.

Estas últimas confirmações - algumas delas resultantes do trabalho feito em parceria com o UM AO MOLHE, a Extended Records e o Desterro - encerram o alinhamento estelar para a edição deste ano do festival.


O alinhamento e horários dos concertos está disponível em baixo. Vale a pena lembrar que os concertos de dia 1 (gratuitos) decorrem em três espaços emblemáticos da cidade: Soldado Desconhecido, Coreto do Jardim da Câmara e a recém-construida Alameda do Castelo. Nos dias 2 e 3, o TRC ZigurFest regressa ao formato tradicional, com concertos no Teatro Ribeiro Conceição e na Rua da Olaria.


Chamamos ainda a atenção para a mudança de dia e local de actuação dos Torto, que por motivos de agenda terão que actuar no dia 1 de Setembro pelas 22h00. Com esta alteração, será Luís Severo e a sua banda o responsável por encerrar o Teatro Ribeiro Conceição no dia 2, sendo antecedido por actuações de Joana Guerra e Surma. Os Fazenda actuam na Rua da Olaria nessa mesma tarde.

No TRC ZigurFest há também espaço para a estreia de uma plataforma de arte contemporânea sediada em Lamego. Criada pelo artista plástico João Pedro Fonseca, a ZONA emergiu da necessidade de dinamizar e integrar no município lamecense as mais vertentes expressões artísticas contemporâneas. Para esta primeira edição, que tem o apoio da Câmara Municipal de Lamego e Teatro Ribeiro Conceição, foram convidados cinco artistas plásticos emergentes. André Costa, André D. Costa, Duarte Fonseca, Inês Apolinário e Rui M. Costa vão produzir uma ou mais peças inspiradas na imagética do festival, que serão depois apresentadas numa exposição colectiva nos dias 1, 2 e 3 de Setembro no Teatro Ribeiro Conceição.

Os bilhetes já estão à venda e valem 3 euros para um dia e 5 euros para os dois.

+

domingo, 17 de julho de 2016

Marvel Lima em entrevista: "É a nossa primeira vez no Milhões!"


Na semana que antecede o Festival Milhões de Festa, trocámos umas palavras com José Penacho dos Marvel Lima, banda de Beja que vai atuar no Taina no próximo dia 23 de julho pelas 17 horas.

Threshold Magazine (TM) - Como surge o nome e a banda Marvel Lima?

José Penacho (JP) - O nome foi uma decisão complicada na altura. Não chegávamos a nenhum consenso até que alguém sugeriu Marvel Lima devido à nossa primeira sala de ensaios, que tinha uma parede pintada de verde lima. O Marvel foi para lhe dar um toque "exquisite".

TM - Rock tropical ou Rock psicadélico? Em qual deles se sentem mais inseridos?

JP - Acho que no rock psicadélico. Nunca quisemos impor rótulos nem caminhos ao projecto mas se tivermos que generalizar, Rock psicadélico vai mais de acordo.

TM - Primeira vez a tocar no Milhões de Festa? Já tinham vindo ao festival sem ser para tocar?

JP - É a nossa primeira vez sim! Dois dos nossos membros (Diogo e Zé) são assíduos neste festival desde as suas primeiras edições como festivaleiros, portanto é um grande orgulho virmos cá tocar num festival com tamanha boa vibe como este.


TM - Como costuma o público reagir às vossas músicas? Costumam reparar durante os concertos?

JP - Não reparamos muito, no barulho das luzes perdemos mais tempo a ver se estamos ainda ligados ao P.A. do que propriamente a reparar no público mas até agora, no pós-concerto, temos recebido ótimas críticas e isso é altamente. Temos vindo a melhorar a nossa prestação ao vivo muito à pala disso.

TM - Que têm ouvido ultimamente?

JP - Temos ouvido algumas bandas que vão passar pelo festival, maioritariamente Sons of Kemet, Nicola Cruz e Bixiga 70 mas também o novo dos Avalanches, os Marc Ribot & The Young Philadelphians que vêm cá brevemente, entre outras coisas.

+

terça-feira, 17 de maio de 2016

Marvel Lima lançam single "Fever"


Oriundos de Beja, os Marvel Lima vêm provar que no Alentejo também há sonoridades que merecem ser ouvidas. O quinteto que junta vozes, percussões, sintetizadores, guitarras, baixo e bateria, recria a ambiência distorcida de uma viagem temporal entre os anos originais do rock psicadélico e a música contemporânea de hoje, com um forte tempêro mediterrâneo e assumida influência latina.

Em 2014 apresentaram o seu primeiro single "Mi Vida, com o pretexto de cartão-de-visita do seu álbum de estreia, música essa que lhes permitiu marcar presença em alguns palcos nacionais como Musicbox e Galeria Zé dos Bois e eventos como 20 XX Vinte, organizado pela editora Lovers and Lollypops, entre outros.

Após uma breve paragem em estúdio, anunciam assim o lançamento do segundo single “Fever”, outra amostra do álbum homónimo que sairá em Setembro do presente ano, gravado e misturado na pontiaq studios, com selo da editora pontiaq.



Nos próximos meses, Marvel Lima vão andar por muitos lados:

-Galeria do Desassossego (Beja), 21 de maio
-Musicbox, 2 de junho
-DAMAS Bar (Lisboa), 24 de junho
-Milhões de Festa , 21 e 24 de julho

+

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Agenda cultural da ZDB de Fevereiro a Maio de 2015

A Galeria Zé dos Bois apresentou a sua programação de Fevereiro até Maio deste ano, pelo que poderemos contar com nomes como Jozef Van Wissen, Weyes Blood, Grouper e Oneida.
A programação completa segue em baixo com os respectivos preços de entrada:

FEVEREIRO
Quinta, 5 de Fevereiro às 22h
Jozef Van Wissen (NL)
Manuel Dordio (PT)

Sábado, 14 de Fevereiro às 23h
WATERFALLS
c/ Throwing Shade, Jackie, RAP/RAP/RAP,
José Braima Galissá, Carloto Cotta, Taxila, Tzaziky&Crack (UK, PT GW, IT)

Sexta, 20 de Fevereiro às 22h
Equations (PT)
Killimanjaro (PT)
Marvel Lima (PT)

Domingo, 22 de Fevereiro às 18h
Matine Cafetra
c/ Éme, Pega Monstro e Iguanas (PT)

Quinta, 26 de Fevereiro às 22h
Festival Rescaldo c/ Caveira e Gesso (PT)

Sexta, 27 de Fevereiro às 22h
Weyes Blood (US)


MARÇO
Sábado, 7 de Março às 22h
Act Ups (PT)
Tracy Lee Summer (PT)

Domingo, 29 de Março às 22h
Oneida (US)


MAIO
Domingo, 3 de Maio às 22h no Teatro Maria Matos
Grouper (US)

+

domingo, 14 de dezembro de 2014

As 15 revelações nacionais de 2014


Com a chegada de mais um final de ano é altura de fazer as diversas listas do melhor que 2014 nos trouxe na música. Deste modo também a nossa redacção realizou a lista dos discos, EP's e singles, mas na categoria revelações do ano. Há cada vez mais projectos novos a começar com futuro potencial que merecem a atenção da industria musical. Segue, então, abaixo, a lista das quinze bandas/artistas nacionais, a ouvir. 



Bruno Pernadas 
How Can We Be Joyful In a World Full of Knowledge // LP
ouvir


Lotus Fever 
Search For Meaning //LP
ouvir


The Japanese Girl 
 A Tea With Twiggy Kasumi // LP
ouvir


ASTRODOME 
Live Demo // EP
ouvir


Bruma 
Demo // EP
ouvir


The Sunflowers 
The Sunflowers // EP
ouvir


Tøuløuse 
"Tero" // Single
ouvir


Flamingos 
"Passeio" / "Cabanas do Bonfim" // Single
ouvir 


800 Gondomar 
800 Gondomar // EP
ouvir


Holy Northern Lights 
 Motherball // EP
ouvir


Pãodemónio 
Pirraças Pueris // LP
ouvir


Marvel Lima

"Mi Vida" // Single
ouvir


Miss Titan 
Porcelain Love // EP
ouvir


Wild Apes 
Wild Δpes // EP
ouvir


This Penguin Can Fly  
Broken Hearts Are For Assholes, Outer Space is For Heroes // EP
ouvir


+

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Reportagem: BLACK BASS - Évora Psychedelic Fest

Fui a Évora e vi tudo menos o Sócrates.



Dia 1

Num fim de semana onde todos os caminhos iam dar a Évora, resolvi meter-me no epicentro da tempestade e fui assistir à primeira edição do BLACK BASS - ÉVORA PSYCHEDELIC FEST.

Toda a gente presente em Évora - menos o José Sócrates, vá-se lá saber porquê - deslocou-se à muito bonita e já secular SOIR JAA para ver as 10 bandas que compuseram o festival e que viajaram dos mais variados cantos do país.

Às primeiras guitarradas na sala – ainda com o pôr do sol em fundo - já um senhor, que por lá andava meio perdido, pedia para tocarem mais baixo.
Mal ele sabia o que vinha por aí em diante! 




O que se seguiu foram concertos dos Eborenses Surreal Prisma, que ainda se estão construir e prometem novidades para breve.






Os Marvel Lima chegaram diretamente do “20 XX Vinte” e mostraram que há mais para ouvir do que apenas single “Mi Vida” que já roda há muito nas rádios.











Seguiram-se os Savanna que já não andam nisto para enganar meninos e desde o lançamento de Aurora, em 2012, sabem como fazer os corpos vibrar e foi isso que fizeram, numa espécie de aquecimento à séria para a uma escalada que se viria a tornar o concerto de Killimanjaro.







Moche, cerveja no ar, óculos a voarem, enfim, valeu de tudo naquela sala e os Alentexas já foram muito para além do que era possível aguentar. Afinal de contas, o Black Bass ainda tinha mais um dia pela frente e era hora de descansar as pernas (sim, porque eu sou um menino).




Dia 2

O relógio marcava quatro da tarde e ainda com as guitarras a latejar na cabeça era hora de voltar à SOIR.

Johny Luv & os Hate Killers começavam dentro de meia hora mas como nestas coisas nada é certo a organização fez saber que tudo começaria às 21h. Entende-se, depois de uma noite do outro mundo estava tudo demasiado cansado para mais festa rija.


Para mim foi bom, aproveitei para ver mais de Évora (cidade bonita aquela) e quando voltei à Soir já os JUBA aqueciam as guitarras para um concerto morno mas que deixou-me a salivar por mais, muito mais (meninos, onde foram parar os vocals do álbum que nos deixam com JUBA na cabeça?).



Seguiram-se os Dreamweapon, mestres da distorção na guitarra e da viagem que me fizeram sentir. Não sou de tretas mas, à semelhança dos Killimanjaro, o que vem do Norte cheira sempre a esturro (no bom sentido) e os 10 000 Russos foram os senhores da segunda e última noite do Black Bass! Uma bateria alucinante, uma guitarra com distorção (!!!) e um baixo manejado por quem sabe fizeram uma SOIR (muito bem composta) suar (isto não é uma rima) em bica.






 De Lisboa chegaram sons do Oriente. Jibóia é Oscar Silva que com a ajuda de Sequin nos fazem desejar por Kebabs, molhos picantes e até fazem os Jhiadistas parecer boas pessoas. Jibóia é alegria e ancas soltas e foi assim que a festa continuou ao som do Dj Set dos míticos Parkinsons.


No final da noite sobram umas nódoas negras e uma versão de Évora que fiquei a conhecer graças à excelente e inexcedível organização da Pointlist e da Bleak Event que tudo fizeram para tornar a primeira edição do Black Bass fenomenal.

Até para o ano Black Bass!

Texto: Diogo Sousa
Fotografia: Inês Martins de Almeida

+