terça-feira, 19 de novembro de 2019

HOLYGRAM - Porto "Calling"


FESTIVAL POST PUNK STRIKES BACK AGAIN 3 

É já na próxima segunda-feira, 25 de novembro, que poderão assistir ao concerto exclusivo dos Holygram. A banda de post-punk/synthwave alemã regressa a Portugal, ao Hard Club, desta vez como mote do festival POST PUNK STRIKES BACK AGAIN 3, evento que conta com a assinatura da At The Rollercoaster, já conhecida pela excelência das suas escolhas musicais. 

De Patrick Blümel (voz), Sebastian Heer (bateria), Marius Lansing (guitarras), Pilo Lenger (sintetizadores) e Bennett Reimann (baixo), detentores de uma sonoridade que descrevem como "condutora e sombria, mas enriquecida por momentos cativantes", espera-se que revelem, uma vez mais, o talento que lhes é reconhecido. 

O acesso a este evento é gratuito e só é possível para os detentores de bilhetes para o POST PUNK STRIKES BACK AGAIN 3 (Hard Club, 7 de dezembro). Este Festival traz ao Porto, para além dos Holygram, um conjunto de 6 bandas "imperdíveis", já que encabeçam o que de melhor se faz no atual cenário do post-punk europeu. 


Assim se quiserem ver Holygram (25 de novembro), Esben and the Witch, Nerves, Ist Ist, Okandi, Bragolin e Hotel Lux (7 de dezembro) ainda vão a tempo de adquirir bilhetes (30 euros) na Bol online, FNAC, CTT, Worten e El Corte Inglês. Além destes podem comprar os bilhetes físicos na Tubitek, Bunker Store, Piranha e Hard Club (onde estarão igualmente disponíveis no do dia do concerto).

Texto: Armandina Heleno

+

Wladyslaw Trejo regressa com "MOVIDA"

© Cristina R. Vecino

Wladyslaw Trejo (metade da dupla espanhola de experimental synth, Slovenska Televiza) está de regresso aos trabalhos de estúdio a solo, em nome próprio e com "MOVIDA", o primeiro tema inédito em quatro anos. Esta primeira faixa - que é editada inicialmente em formato single independente - marca também o primeiro avanço de um novo EP que é esperado chegar às prateleiras no próximo ano sob a alçada da Polytechnic Youth.

Na primeira extração do novo EP Wladyslaw Trejo narra as dificuldades de ser-se jovem, desde sair para uma festa a envolver-se numa briga sem estar à procura de uma. O tema é explorado mais afincadamente através do novo trabalho audiovisual disponível abaixo e da própria sonoridade resultante, onde a adrenalina parece ser tomada como core. Num vídeo que traz à memória o filme Transpotting e que é completado pela sonoridade influenciada por nomes como Suicide ou Chrome, Wladyslaw Trejo surpreende com a sua jornada sombria e psicotrópica.

"MOVIDA" é editado esta terça-feira em formato digital e o vinil de 7'' chega às prateleiras a 22 de novembro numa colaboração com o produtor francês Alexandre Bazin, numa edição que conta com o selo da britânica Polytechnic Youth.


+

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Motorama de regresso a Portugal em abril


Os Motorama são agora um trio depois de uma série alterações no line-up que já inclui um total de cinco elementos. O novo formato que inclui os membros da formação original Vlad Parshin (guitarra, letras, voz) e Maxim Polivanov - e que se mantém desde a edição do mais recente disco de estúdio Many Nights (2018, Talitres Records) - será aquele que poderemos esperar ver no regresso dos russos a Portugal em 2020 para duas datas agendadas para o dia 16 de abril no RCA, em Lisboa e para o dia 17 de abril no Hard Club, Porto.

Desde o seu primeiro EP, Horse (2008), os Motorama têm construído a sua própria melodia envolvente com as texturas apaixonadas do post-punk, mas foi a partir de Alps (2010, Talitres Records) que a banda alcançou renome internacional com temas como "Wind In Her Hair", "Empty Bed" ou "One Moment" a tornarem-se hits de carreira. Seguiu-se Calendar (2012) e, mais tarde, Poverty (2015) e Dialogues (2016) discos que os trouxeram inúmeras vezes a Portugal. Agora num novo período espera-nos no Porto e em Lisboa, ouvir Many Nights.


Estes concertos agendados para Lisboa e Porto têm o carimbo da imparável promotora At The Rollercoaster e os bilhetes terão um custo de 15€.



+

O novo EP de Nicole Sabouné já está a circular


A melancólica, celestial e benevolente Nicole Sabouné lançou esta sexta-feira um dos mais belos EP's que este 2019 ainda nos traz na manga para a lista dos melhores do ano, Come My Love. Nicole Sabouné - um dos maiores talentos da Suécia - está a crescer forte e com temas cada vez mais imersivos e apaixonantes e torna-o bem claro através do novo EP Come My Love que chegou assim meio de rajada às plataformas digitais.

Composto por um total de quatro temas inéditos com um componente forte na melancolia existencial, deste Come My  Love já tinham sido anteriormente apresentados os temas "Nowhere To Go" e "For Us", sendo que o restante EP já se encontra disponível para audição integral. Come My Love reflete o período de pausa de quatro anos em que Nicole Sabouné tirou algum tempo para estudar Química e afincar a sua presença como uma das melhores singer-songwriters da atualidade. Discão.

Come My Love foi editado esta sexta-feira (15 de novembro) pelo selo Playground Music e pode ser reproduzido na íntegra aqui.


+

domingo, 17 de novembro de 2019

Riki estreia-se nas edições em fevereiro com o seu synth-pop imersivo


Riki é o novo nome emergente na cena synth-pop de Los Angeles. O novo projeto a solo de Niff Nawor - artista visual, ex-membro da banda Crimson Scarlet e um nome ativo no panorama do deathrock/anarcho-punk da Califórnia - estreia-se nas edições de estúdio no próximo ano com o homónimo Riki, álbum que explora temáticas como a coragem, fisicalidade e romance. Através de oito malhas pop onde os sintetizadores nos imergem a um estado de dança quase automático, Riki apresenta-nos o seu synthpop almofadado com sugestões nostálgicas dos anos in vogue da música disco. 

O desejo de Niff Nawor em explorar o seu próprio som manifestou-se em 2017 ano em que lançou o seu primeiro EP, Hot City em cassete pela Commodity Tapes, mais tarde reeditado em vinil pela conceituada Symphony of Destruction. Dois anos após o lançamento desse material Riki apresenta agora "Napoleon", o primeiro tema extraído do álbum de estreia Riki, que chega às prateleiras para o ano.


Riki tem data de lançamento previsto para 1 de fevereiro de 2020 em formato vinil pelo selo Dais Records. Podem fazer pre-order da vossa cópia aqui.

Riki Tracklist:

01. Strohmann 
02. Napoleon 
03. Böse Lügen 
04. Know 
05. Earth Song 
06. Spirit Of Love 
07. Come Inside 
08. Monumental

+

Rod Blur tem novo tema, "Owl"


Rod Blur prepara-se para lançar o sucessor de The Divided Obelisk of the Invisible Spectrum (2018), evento a acontecer no próximo ano e, juntamente com o anúncio, surge também o primeiro tema retirado do novo longa-duração, "Owl", disponível para audição abaixo.

O artista sediado no Peru - cuja sonoridade tem progredido bastante ao longo dos últimos anos - foca-se agora nas paisagens mais nostálgicas do rock espacial e gótico, com elementos do doom metal, e apresenta uma faixa mais calma que vai ao encontro do que já nos tinha sido anteriormente apresentado no tema "Prisoner Phoenix". 


O novo disco, The Wendigo's Ghost, segue ainda sem tracklist divulgada mas sabe-se que foi gravado no Fade In Gray Studio e masterizado no Audiobas StudioDe novembro a fevereiro, vai ser lançado um conjunto de vídeos de sessões de estúdio em promoção do novo trabalho e ainda um videoclipe. Enquanto isso não acontece fiquem com o primeiro vídeo das sessões de estúdio:


The Wendigo's Ghost tem data de lançamento prevista para 9 de fevereiro de 2020.

+

O rock independente dá as mãos ao post-punk no novo EP de [an] Uncoming Call


Formados recentemente por Vincent Hespeel, Vincent Fernandez, Julien Beguet e Mickaël Galvaire, os franceses [an] UNCOMING CALL utilizam uma composição que vai beber influências às paisagens independentes do rock sem nunca descurar o revivalismo dos anos 80. No desenho da estrutura sonora, além das guitarras, bateria e baixo são quatro as vozes masculinas que pintam um cenário de contemplação, ainda assim dentro das atmosferas decadentes dos géneros como post-punk ou rock mais escuro.

As reminiscências destes géneros enraízam-se num som que consegue ser suave, mas ainda assim profundamente emocional e evocativo, às vezes sereno, às vezes austero, mas sempre honesto. Em Stare at the land os [an] Upcoming Call, fazem-nos um convite para aclamar as paisagens mais bruscas da vida num EP onde sobressaem essencialmente os riffs de guitarra almofadados e que colam facilmente às primeiras audições. Do EP destaque para temas como "Trust" ou "Do it clean", num disco que se pode ouvir integralmente abaixo.

Stare At The Land foi editado a 14 de agosto. Podem fazer o download destas canções pelo preço que acharem justo aqui.


+

A profundidade do desapego é explorada no novo disco dos The Coventry


A 8 de outubro a banda de darkwave italiana The Coventry editou o seu segundo LP de carreira, Deep Detachment, disco de dez canções a explorar desde as atmosferas mais frias da música post-punk em consonância com os elementos mais energéticos da synthwave. Formados por Mario Manfredi (voz), Valerio Rivieccio (guitarra, sintetizadores e voz) e Adriana Colella (sintetizadores), a banda - inicialmente pensada em formato quarteto - fez a sua estreia nos longa-duração com o álbum The Art Of Survival, um disco de onze faixas, que começaria a escrever o seu nome no panorama da música alternativa de tonalidades obscuras.

Um ano após a estreia a banda volta a apostar numa edição com grande foco nos territórios onde se sentem mais confortáveis, incluindo elementos do revivalismo post-punk dos anos 80 e uma aura caracterizada pelo uso massivo de baterias eletrónicas, guitarras melódicas e uma voz fria, com a finalidade de projetar o ouvinte para outra dimensão. No novo registo destaque para temas como "Failed", "Halfway Through" ou "Red Tulips" que podem ouvir-se na íntegra, abaixo.

Deep Detachment foi editado a 8 de outubro em formato CD pelo single Swiss Dark Nights. Podem comprar a vossa cópia aqui.



+

sábado, 16 de novembro de 2019

Jonathan Bree tem nova malha, "Cover Your Eyes"


Jonathan Bree enraizou-se no coração dos portugueses após uma passagem com várias datas por território nacional com concertos que conquistaram a emoção dos espetadores presentes e, muito provavelmente, novos fãs. Bree trouxe na bagagem o mais recente disco de estúdio Sleepwalking (2018, Lil' Chief Records) e continua o seu caminho na música a mostrar-nos novas canções.

Depois de "Waiting For The Moment", que nos chegou aos ouvidos em setembro do presente ano, as plataformas de música recebem agora "Cover Your Eyes", mais uma canção altamente emotiva para nos fazer dançar de olhos vendados. Não há muito mais a acrescentar porque podem tirar as vossas próprias conclusões ouvindo o tema na íntegra abaixo.


"Cover Your Eyes" foi editado esta sexta-feira em formato digital pela Lil' Chief Records.


+

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

The Somnambulist - "Doubleflower" (video) [Threshold Premiere]

© Arne Fleischmann

Two years after Quantum Porn (Slowing Records, 2017) the German trio The Somnambulist is back with a new full-length, Hypermnesiac that will hit the shelves next year. To present a little bit of the smell of the new Hypermnesiac, The Somnambulist is premiering its first single, "Doubleflower", through a new music video, released by the band itself, that you can watch first-hand down below.

In "Doubleflower" - a song developed by contracting and dilating the ideas, instead of opposing them within clear and definite changes - The Somnambulist offers us a piece of alternative rock through a sonority that is both fluid and vulnerable until we reach its end. It's definitely on the final moments that The Somnambulist creates an emerging insight that they have outputted previously with Quantum Porn, joining those crazy atmospheres of jazz fusion and improvisation elements that makes our hears extremely enthusiastic. 

The video for  "Doubleflower" was recorded in Berlin at BIT-Tonstudio with the help of photographer Arne Fleischmann and his assistant Falko Schmidt and pretty much describes how the band acts on the studio.


Hypermnesiac is expected to be released on February, 7th through Slowing Records. You can pre-order your copy here.

Hypermnesiac Tracklist:

01. Film 
02. No Sleep Until Heaven 
03. Doubleflower 
04. No Use for More 
05. At Least One Point at Which It Is Unfathomable 
06. Tom's Still Waiting 
07. Ten Thousand Miles Longer



+

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

IAMTHESHADOW numa das noites suburbanas do Barracuda


Os portugueses IAMTHESHADOW, um dos nomes responsáveis por manter a cultura da darkwave underground ativa em Portugal, vão passar pelo Porto a 23 de novembro para um concerto inserido nas noite suburbanas do clube BarracudaO projeto criado em 2015 por Pedro Code (voz, sintetizador e guitarra) tornou-se num trio no final de 2016, com a adição de Vitor Moreira (sintetizadores) e Herr G (baixo e guitarra). Fortemente inspirados pelas sonoridades profundas e penetrantes dos anos 80, os IAMTHESHADOW apresentam melodias altamente cativantes e bonitas, pintadas num cenário tipicamente negro, onde a dança parece ser a palavra de ordem.

Ao Porto a banda traz o seu mais recente e terceiro disco de estúdio, Embracing The Fall (2018, North Shadow Records), um álbum feito para vangloriar a beleza do Outono e abraçar a chegada dos meses mais frios do ano.


Além dos IAMTHESHADOW, a nova edição das Noites Suburbanas inclui ainda DJ set que estará a cargo da dupla de DJ's Manuel Santos e Armando Marques que prometem um serão de personalidade vincadamente alternativa. Os bilhetes para este evento já se encontram em pré-venda e custam 8€. No dia do evento, à porta têm um custo de 10€. Todas as informações adicionais podem encontrar-se aqui.


+

quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Bad Pelicans passam esta semana por Portugal


Esta semana os franceses Bad Pelicans regressam a Portugal para uma dose que fornece concertos em quatro cidades portuguesas: Lisboa, Évora, Fafe e Porto. Começam já esta quinta-feira (14 de novembro) e prometem quebrar salas com o seu garage-rock de atitude punk que tem revolucionado a cena parisiense nos últimos anos. Com um estilo irreverente que inclui uma linhagem de autenticidade e raiva os Bad Pelicans trazem a terras lusas novas noções estruturais e novos sabores inteligentes que mantêm o espírito do rock movido a guitarra, verdadeiramente vivo. 

O trio que já editou três discos de estúdio - todos eles edições esgotadas - prepara-se para lançar novo EP e a Portugal traz um mix dos temas mais conceituados e que fazem parte de BEST OF, editado em março do ano passado. As datas podem consultar-se abaixo.



14/11 - Sabotage Club, Lisboa (informações adicionais aqui)
15/11 - SOIR - Joaquim António d’AguiarÉvora (informações adicionais aqui)
16/11 - Café Avenida, Fafe (informações adicionais aqui)
17/11 - Ferro Bar, Porto (informações adicionais aqui)

+

domingo, 10 de novembro de 2019

Os CHICKN apresentam um espírito divertido no novo disco

© George Adamos
Os gregos CHICKIN editaram o mês passado o seu novo registo de estúdio Bel Espirit, uma coleção de nove temas a explorar uma variedade de estilos diferentes que incorporam elementos do art-rock ao synth-pop, passando pela aura psych e uma vibe por vezes pop. Em promoção do mais recente registo de estúdio a banda avançou com um vídeo para o tema "She'll Be Apples", filmado em Atenas e dirigido por Alex Brack. "She'll Be Apples" é uma música pop psicadélica disfarçada pelas águas do amor e ambiguidades que escorrem das profundezas.



Formados em 2012 e compostos por Angelos Krallis, Pantelis Karasevdas, Chris Bkrs, Axios Zafeirakos e Don Stavrinos, a música dos CHICKN é composta numa base de improvisação e de tendência a abraçar o inesperado. Eles desenvolveram um grande número de artistas com quem trabalham e, como resultado, sua formação líquida é temporariamente solidificada pelas necessidades expressivas atuais.

Bel Espirit foi editado a 18 de outubro em formato CD, vinil e digital pelo selo Inner Ear Records. Podem comprar a vossa cópia aqui.


+

O mundo de Nao Katafuchi passa pela eletrónica minimal e escura


Nao Katafuchi nasceu em Tóquio, morou em Nova Iorque e mudou-se recentemente para a Alemanha, onde vive, para culminar o processo de absorção das diferentes culturas continentais na produção de um novo registo de estúdio. Desse processo de aprendizagem surge uma dicotomia de batidas staccato sobrepostas a melodias gestuais, onde Nao Katafuchi aposta em sintetizadores enriquecidos por uma sensibilidade romântica expansiva, num álbum onde o nome pode traduzir-se como aço cinza, em português.

Através de uma forte aposta na eletrónica minimal Nao Katafuchi mostra-se influenciado por todo o novo ambiente europeu que o rodeia, sem nunca esquecer o período em Nova Iorque que o levou a entrar no panorama da synthwave, expressando a sua identidade em atmosferas sombrias criadas com recurso a sintetizadores analógicos antigos. Em Stahlgrau participaram ainda alguns músicos relevantes do panorama underground gótico como  Joanna Badtrip (Selofan) - a dar voz à faixa "Inishie" -;  Violet Candide (Mitra Mitra) - também a fazer ecoar as cordas vocais em "Tamayura" -; Máté Tulipán (Carla Under Water)  - como saxofonista na faixa "Stahlgrau" -; e  ainda Rinko (The Future Eve) - a dar voz a "Red Planets Waltz". O disco pode reproduzir-se na íntegra abaixo.

Stahlgrau foi editado a 7 de outubro em formato vinil e digital. Podem comprar a vossa cópia aqui e aqui.


+

sábado, 9 de novembro de 2019

Rain To Rust em estreia no post-punk com Flowers of Doubt


Em 2018 o turco Mert Yıldız uniu-se a Erhan Sazlı para criarem o projeto Rain To Rust, a explorar como base uma sonoridade tingida de negro e altamente influenciada pela sensação de como a facilidade de acesso à informação e à sua abundância  tornou a arte como um produto em segundo foco. Inspirados pelas correntes do post-punk e rock gótico dos anos 80, os Rain To Rust estreiam-se agora nos discos com Flowers of Doubt, apresentando melodias familiares, mas que ainda assim conseguem tecer algumas surpresas, como é o caso da faixa "Time And Time Again", a trazer um final altamente imprevisível.

Rain To Rust - projeto a que Mert Yıldız dá voz e alma, sendo ainda responsável por toda a instrumentação criada - apresenta em Flowers of Doubt um total de oito faixas que são o culminar dos seus 20 anos de experiência no panorama da música underground. Há espaço para manusear os feitos criados por grandes bandas influentes do cenário post-punk dos anos 80, mas também um grande espaço aberto à criação de novas camadas e paisagens experimentais. Desta estreia recomenda-se a audição de temas como o já referido "Time And Time Again", "Burnt To Light" e o tema de encerramento "For When It Hurts".

Flowers Of Doubt foi editado no passado dia 2 de outubro em formato cassete e digital. Podem comprar a vossa cópia aqui.


+

Já há 36 nomes no cartaz do Amphi 2020


O Amphi continua a bombar nas confirmações para 2020 e conta já com 36 nomes confirmados. Às primeiras duas vagas artistas divulgados - que incluiram como cabeças de cartaz VNV Nation e Eisbrecher - juntam-se agora mais quase uma dúzia de nomes prontos para incendiarem de negro os vários palcos que integram o certame do festival mais gótico da Colónia. 

Nas novas confirmações encontram-se um total de 10 nomes que nunca pisaram palco no Amphi e que se apresentarão pela primeira vez ao habitual público entre os dias 25 e 26 de julho de 2020. São eles:  MESH; ZEROMANCER; NACHTBLUT; FROZEN PLASMA; CAT RAPES DOG; DUPONT; STURM CAFÉ; THE FOREIGN RESORT; DER FLUCH e PERFECTION DOLL.

O alinhamento do festival por dias já se encontra disponível e podem encontrar todas as informações adicionais aqui. Aproveitem ainda para relembrar a edição passada do Amphi através da nossa fotogaleria clicando aqui, ou através do aftermovie disponibilizado pela organização do festival abaixo.


A edição de 2020 do Amphi Festival decorre nos dias 25 e 26 de julho em Tanzbrunnen, em Köln, na Alemanha. Os passes para os dois dias têm um preço de 87€ e os bilhetes individuais têm um preço de 62€, podendo ser adquiridos aqui. Todas as informações adicionais relativas ao festival podem ser encontradas aqui.



+

3+Dead estreiam-se nas edições de estúdio no final do mês

© Damiano Sordi

Os italianos 3+Dead vão estrear-se este mês nas edições longa-duração com o homónimo 3+Dead, disco de nove temas que promete colocar em altas as atmosferas de transição entre o post-punk dos anos 80 e o shoegaze dos 90's. O trio, composto por Elisa Pambianchi (voz), Roberto Ruggeri (guitarra, sintetizadores) e Giuseppe Marino (baixo) encontra-se no ativo desde 2017, combinando os sons obscuros e eletrónicos das ondas mais escuras com o lirismo onírico do shoegaze, numa abordagem que é bastante expressiva.

Deste 3+Dead já são conhecidos os temas "Snake of June" - uma potente malha ritmos monocórdicos e uma diplomacia bastante monocromática - e "Shine", a apelar o ouvido de fãs de nomes como Slowdive pelas suas camadas sonhadoras. Enquanto o disco não chega às prateleiras, podem ficar com estes dois temas abaixo.


3+Dead tem data de lançamento prevista para 22 de novembro em formato CD numa co-edição entre a Icy Cold Records (podem fazer pre-order aqui) e a Swiss Dark Nights (pre-order aqui).

3+Dead Tracklist:
01. Snake Of June 
02. Ocean Drift 
03. Shine 
04. November 
05. Angitia 
06. The Thing That You Call Love 
07. Ghosts Generator 
08. Kebabtraume 
09. Rabbit Hole

+

sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Simon Minó estreia-se a solo com "Les Nymphéas"


O sueco Simon Minó, mais conhecido pelo seu trabalho como vocalista da banda RA, estreia-se a solo nas edições de estúdio com o single "Les Nymphéas" que é o primeiro avanço do LP de estreia do músico a chegar às prateleiras no próximo ano. Depois de se mudar para Paris em 2018, Minó rapidamente começou a trabalhar nas suas próprias músicas devido à distância da sua cidade natal, Malmö, e dos seus colegas de banda. Nesse novo desafio de vida conheceu Sydney Valette, responsável pela gravação e produção do álbum de estreia de Simon Minó, do qual é apresentado agora o primeiro tema.

Em "Les Nymphéas" Simon Minó cria um emaranhado de paisagens melancólicas com uma forte componente ao nível da eletrónica que projetam o ouvinte para cenários altamente aconchegantes. Através da sua voz grave, com uma presença bastante marcante Simon Minó convida-nos a dançar na sombra dos seus sintetizadores sonhadores.

"Les Nymphéas" foi lançado em formato audiovisual esta quinta-feira (7 de novembro) sob a alçada da Third Coming Records. Podem ver o resultado abaixo.


+

A pop dos The Omega Point vai beber inspiração ao cinema de Jodorowsky


Os The Omega Pop estrearam-se nas edições de estúdio este mês com o EP Reservoir, um conjunto de cinco canções a repescar as paisagens mais sonhadoras da pop sem nunca descurar do lado mais artístico. Este novo projeto musical é uma criação da artista/produtora australiana Alexandra Moon e do produtor/multi-instrumentista mexicano Paul del Sol e desenrola-se entre camadas de sintetizadores oscilantes, paisagens eletrónicas e atmosferas que envolvem ainda uma vibe psicadélica.

Reservoir é um disco que é contemplativo e, ocasionalmente consegue soar a desolador e sombrio. Contudo, o que nos captou mesmo a atenção para escutar este novo EP, foi o incrível vídeo para o tema homónimo "Reservoir" filmado em Berlim em piscinas vazias da DDR e estações de rádio. Dirigido numa colaboração entre Alexandra Moon e a artista surrealista israelense Hadas Hinkis, a piscina simboliza os recursos naturais da Terra e todo o cenário construído traz à memória os saudosistas cenários do cineasta Alejandro Jodorowsky.


Reservoir EP foi editado no passado dia 1 de novembro. Aproveitem para escutar o disco na íntegra aqui.

+

terça-feira, 5 de novembro de 2019

28ª edição do Guimarães Jazz prestes a começar

guimaraes-jazz-2019-comecar

De 7 a 16 de Novembro, a vigésima edição do festival Guimarães Jazz irá trazer treze concertos espalhados pela cidade, nos palcos do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e do Convívio Associação Cultural. O programa primará principalmente por um cruzamento de várias gerações, origens e estilos.

No cartaz contam-se imensos nomes que primam para genialidade e pelo virtuosismo, tais como o baterista mexicano Antonio Sanchez (responsável pela banda-sonora do vencedor de Óscar de melhor filme 2015 Birdman, do compatriota Alejandro González Inarritu), o trio Ikizukuri (que inclui o saxofonista alemão Julius Gabriel, colaborador da banda Sonar Corona) e o saxofonista Charles Lloyd (que conta com colaborações com várias personalidades como B. B. King, Brad Mehldau ou The Doors). 

Além dos concertos, irá haver também várias atividades paralelas, como as várias animações musicais que irão desfilar em pontos imprevisíveis da cidade, as oficinas de jazze também as jam sessions do Café Concerto do CCVF, sendo que estas duas últimas iniciativas estarão a cargo do saxofonista-tenor Geof Bradfield, um dos músicos em voga na cena jazz de Chicago que também irá estar presente no programa de concertos.

O programa completo poderá ser consultado aqui, e os bilhetes dos concertos (entre 5€ a 15€) ou a assinatura do festival completo (90€) poderão ser comprados nos locais habituais.

+